Agenda

Encontros Científicos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) (2017B)

Os Encontros Científicos do PPGBiotec são seminários proferidos por pesquisadores nas diferentes áreas da Biotecnologia.

 

Quando: diversas datas, veja abaixo

Horário: das 13h30min às 15h

Onde: na sala 406 do Prédio 3 da Univates (Setor A) e auditório do Prédio 9 (Setor B) (rua Avelino Talini, 171, bairro Universitário, Lajeado)

 

Investimento: a inscrição e o certificado de participação são gratuitos. Para se inscrever e ter acesso ao documento, siga os passos descritos abaixo, no item Inscrições e certificado de participação.


 

Data dos encontros:

1o/09 - Ministrante: Paula Rodriguez

15/09 - Ministrante: Paulo Marcos Pinto

29/09 - Ministrante: Edilena Reis Sperb

06/10 - Ministrante: Ana Paula Kussler

20/10 - Ministrante: Felipe Maraschin

10/11 - Ministrante: Natália Guilherme Graebin

24/11 - Ministrante: Bianca Pfaffenseller

1º/12 - Ministrante: Jaqueline Schuch (ocorre no auditório do Prédio 9)

 

Saiba mais sobre os ministrantes:

Nome

Resumo das qualificações

Paula Rodriguez Villamil

Graduada em Medicina Veterinária - Universidad Nacional de Colombia - Bogotá, mestra em Ciências Veterinárias pela Ufrgs e doutora em Ciências Agropecuárias - Universidad Nacional de Córdoba. Foi docente permanente na Universidade de Ciências Ambientais e Aplicadas - UDCA, na Colômbia, e na Universidade Nacional em Córdoba, Argentina. Atualmente é pesquisadora associada na Universidad Nacional da Colômbia, Bogotá, e pós-doutoranda na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: embriologia e transferência de embriões, produção in vitro de embriões, andrologia e criopreservação de sêmen e embriões, além de proteômica.

Paulo Marcos Pinto

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Biologia Celular e Molecular pela Ufrgs e doutor em Biologia Celular e Molecular pela Ufrgs. Possui um estágio de pós-doutorado no Laboratório de Toxicologia e Farmacologia da Universidade de Leuven na Bélgica. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência nas áreas de biologia molecular, biologia celular e microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: genômica, proteômica, biotecnologia e química de macromoléculas.

Edilena Reis Sperb

Graduada em Ciências Biológicas pela Ufrgs e mestra em Genética e Biologia Molecular pela mesma Universidade. Tem experiência nas áreas de fisiologia vegetal, genética vegetal, genética molecular e microbiologia agrícola. Atualmente é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Ufrgs.

Ana Paula Kussler

Graduada em Biomedicina com habilitação em Análises Clínicas, Embriologia e Reprodução Humana pela Universidade Feevale, mestra em Medicina: Ciências Médicas pela Ufrgs e doutoranda em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição. Embriologista na Clínica Generar Reprodução Humana.

Felipe Maraschin

Graduado em Ciências Biológicas pela Ufrgs, mestre em Biologia Molecular e Celular pela Ufrgs e doutor em Biologia Molecular e Genética pela University of Leiden, dos Países Baixos. Professor adjunto do Departamento de Botânica da Ufrgs de Porto Alegre. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Molecular, Biotecnologia, Bioquímica e Genética em Vegetais. Professor orientador nos Programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM-UFRGS) e Pós-Graduação em Botânica (PPGBOT-UFRGS).

Natália Guilherme Graebin

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Ufrgs e mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Bioprocessos de Alimentos,  pela Ufrgs. Atualmente é doutoranda do programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Ufrgs. Atua em projetos das áreas de tecnologia enzimática, engenharia de biorreatores e de bioprocessos e imobilização de enzimas.

Bianca Pfaffenseller

Graduada em Biomedicina pela Ufrgs, mestra e doutora em Bioquímica pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica da Ufrgs. Linha de pesquisa com enfoque no estudo do Transtorno Bipolar, principalmente com cultura de células, imunoensaios, microscopia confocal e expressão gênica, no Laboratório de Psiquiatria Molecular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Departamento de Bioquímica da Ufrgs.

Jaqueline Shuch Possui graduação em Biomedicina (2007) e mestrado em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale (2010), doutorado em Genética e Biologia Molecular (2014) e pós-doutorado em Genética e Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, na PUCRS. Pesquisadora com envolvimento em projetos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Unidade Álvaro Alvim/HCPA e no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular. Atua em projetos de pesquisa na área da Genética Psiquiatria, com diferentes grupos, contribuindo e reforçando colaborações científicas.
 
Público-alvo: interessados em discutir as temáticas propostas.

Coordenação do evento: a atividade é organizada pelo professor doutor Ivan Cunha Bustamante Filho, por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Mestrado e Doutorado) da Univates.

Número de vagas: são oferecidas 80 vagas.

Informações: para mais informações sobre a dinâmica da atividade, contate a organização do evento pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5053.

 

Portal de Inscrições e certificado de participação em atividades de extensão

Inscrições e certificado de participação:

1. Para inscrever-se no evento, clique no botão de inscrições on-line. Você será direcionado ao processo de inscrição correspondente no Portal de Inscrições. A partir disso, siga os passos indicados na página.

2. O certificado de participação é gratuito e pode ser impresso 14 (catorze) úteis após a realização do evento. No Portal de Inscrições da Univates, clique no botão de inscrições e escolha o sistema – Portal de Inscrições ou Sistema de Eventos –, de acordo com a data do evento do qual você busca o certificado. Eventos que ocorrem em mais de uma data terão seus certificados liberados 14 (catorze) úteis após o último dia de atividades.

3. Não esqueça de assinar a lista de presenças e/ou efetuar o registro de presença online, apresentando seu Cartão Institucional na entrada do evento, em todas as atividades nas quais você participar.

4. O registro de presenças se encerra, para eventos que ocorrem nos auditórios da Univates, 45 minutos após o horário previsto para o início do evento.

5. Alunos da Univates devem levar seu Cartão Institucional para registrar sua presença.

Em caso de dúvidas sobre o Portal de Inscrições e certificados, contate o setor de Cultura e Eventos da Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944, ou e-mail abaixo.

21 de agosto de 2017 | eventos@univates.br