Balanço
Social

2016

Mensagem do Reitor

A Univates entende o Balanço Social como uma publicação que amplia o seu diálogo com a sociedade, especialmente por se tratar de uma instituição comunitária e sem fins lucrativos, ao mesmo tempo em que instiga e incentiva a valorização da responsabilidade socioambiental entre os seus stakeholders. Consequência das políticas e da importância dada a essa temática, inserida inclusive nos princípios institucionais, o documento tem como principal objetivo dar transparência às ações em prol da comunidade e do meio ambiente aqui realizadas, uma vez que elas ajudam a desenvolver e a melhorar a qualidade de vida das pessoas e nos guiam na busca do desenvolvimento sustentável. Este documento pode ser considerado como uma prestação de contas de uma organização comunitária à comunidade que a cerca.

A edição de 2016 do Balanço Social apresenta as ações e os indicadores referentes aos desempenhos acadêmico, social, ambiental e econômico, além do perfil institucional e das diversas formas pelas quais a Univates mantém diálogo com seus públicos.

O ano de 2016 ficou marcado pelo alcance de diversas metas e realização de diversas ações de responsabilidade social pela Univates, dentre as quais apontamos a instituição da política de respeito às individualidades em diferentes dimensões, uma formalização da postura já adotada pela Instituição na garantia de que todos os membros da comunidade acadêmica sejam respeitados e apoiados em suas individualidades.

Com a perspectiva de que mais pessoas tenham condições de acesso ao ensino superior, e de permanência nele, a Univates se preocupa em propiciar acessibilidade aos estudantes também sob o ponto de vista financeiro. Nesse sentido, foi instituído o CrediVates, programa de crédito próprio que permite o adiamento do pagamento de parte das semestralidades contratadas pelos alunos dos cursos de graduação e técnicos para depois da conclusão do curso.

Em relação às ações voltadas ao atendimento da comunidade externa e melhoria da qualidade de vida, apontamos o início das atividades do Centro Clínico Univates como o mais significativo avanço nos serviços oferecidos pela Instituição na área da saúde, envolvendo professores, alunos e profissionais especializados.

Já no âmbito da área ambiental, destacamos o lançamento do Atlas das Biomassas para Produção de Biogás e Biometano e a inauguração do Centro de Estudos em Biogás e Energias Renováveis (Ceber), um espaço vinculado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) que objetiva avaliar a produção de biogás em uma planta-piloto.

Citamos também a primeira edição do CRIE Experience (CRIExp), evento que reuniu grandes nomes das áreas de tecnologia e empreendedorismo do cenário nacional e representantes internacionais.

E, para finalizar o ano, garantimos o andamento do processo de transformação da organização acadêmica de Centro Universitário em Universidade, um projeto que reflete anos de trabalho e que trará imensuráveis benefícios para toda a comunidade do Vale do Taquari.

A oferta de ensino superior de qualidade nos permite realizar essas e muitas outras ações. Por meio delas, seguimos comprometidos com a missão de fazer com que a nossa atividade transcenda o aspecto acadêmico e impacte de forma positiva na qualidade de vida da comunidade regional, nos dando a certeza de que estamos contribuindo para que mais pessoas possam participar da construção de uma sociedade mais justa.

Por fim, registramos nosso agradecimento a todos os que têm dedicado parte do seu tempo, do seu saber e das suas habilidades à construção dos resultados apresentados neste Balanço Social. São essas pessoas que nos permitem formar não apenas profissionais, mas cidadãos conscientes de seu compromisso com a comunidade em que vivem.

Ney José Lazzari
Reitor

PS - No momento em que este material do Balanço Social da Univates de 2016 estava no prelo, tivemos a satisfação e o orgulho de recebermos a notícia da oficialização da transformação do Centro Universitário UNIVATES em Universidade do Vale do Taquari - Univates. Essa transformação é o reconhecimento e o coroamento de todo um trabalho realizado por um grande número de pessoas há quase meio século.

Ney José Lazzari - Reitor