A aproximação da matemática com uso das mídias de comunicação e informação do cotidiano favorecendo o processo de aprendizagem e cidadania

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2010-07-07
Orientador
Togni, Ana Cecilia
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este estudo teve como foco investigar de que forma os processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática inseridos num Projeto multidisciplinar e envolvendo tecnologias de Comunicação e Informação poderiam contribuir para a construção da cidadania, no contexto de uma turma de 7a série em escola pública. Dentre os conteúdos do Plano de Estudo da Matemática na referida série optou-se pela análise dos processos citados, no que se refere o conteúdo de Matemática Financeira Básica. A escolha do tema se deve ao fato de que nas turmas de Ensino Fundamental desta escola organizam uma viagem de final de ano financiada por meio da venda de lanches o que gerava inadimplência e acondicionamento incorreto do lixo. Usamos a pesquisa qualitativa com enfoque na pesquisa-ação para acompanhar a aprendizagem matemática desses alunos, utilizando a metodologia da resolução de problemas com o uso de tecnologias de informação e comunicação. Para os aportes teóricos foi utilizado o pensamento de Jonassen no que se refere ao uso da tecnologia como apoio à aprendizagem e o de Ausubel no que se refere à aprendizagem significativa. O estudo revelou as contribuições: a) a possibilidade de trabalho em equipe; b) a realização de projetos multidisciplinares em escolas públicas; c) aquisição do hábito de colaboração entre alunos de turmas diferentes. Evidenciou-se ao final deste estudo: a) o desenvolvimento de habilidades, pela forma como a aplicabilidade da matemática transpôs os limites da sala de aula; b) a potencialização de responsabilidades; c) aquisição de habilidades de resolução de problemas com uso de tecnologias de comunicação e informação; d) indicativos de novos hábitos para melhoria do meio ambiente.
Descrição
Palavras-chave
Cidadania; Matemática Financeira Básica; Tecnologias de Comunicação e Informação; Processos de Ensino e Aprendizagem
Citação
THOMAS, Marione Inês Posselt. A aproximação da matemática com uso das mídias de comunicação e informação do cotidiano favorecendo o processo de aprendizagem e cidadania. 2010. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 16 abr. 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/110.
Licença