A inserção do software Kmplot na aprendizagem de funções afim e quadrática

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Data
2014-09-29
Orientador
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
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Resumo
Este trabalho trata de uma investigação acerca da influência do software Kmplot no ensino e na aprendizagem das funções afim e quadrática. A Investigação se deu em uma escola pública de Vilhena-RO com os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio, tendo como objetivo geral ampliar a compreensão dos conceitos abordados em sala de aula respondendo a seguinte questão: Quais as contribuições do software Kmplot para as aulas de Matemática num grupo de alunos do Ensino Médio? Na tentativa de responder a questão foi elaborada e explorada uma sequência de atividades mediadas pelo software Kmplot. A elaboração foi embasada nos documentos oficiais que tratam de processos de ensino e aprendizagem da matemática, bem como na proposta curricular do estado de Rondônia. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação. O estudo apontou que os alunos pouco usavam o laboratório de informática e a maioria desconhecia softwares matemáticos. A avaliação da intervenção pedagógica realizada pelo pós-teste evidenciou que o uso do software KmPlot favoreceu a visualização dos gráficos, bem como a compreensão de conceitos como domínio, imagem, raízes das funções, crescimento, intersecção com os eixos e comparações entre funções a partir de suas sobreposições no mesmo plano cartesiano. O software utilizado na pesquisa constituiu-se também como uma possibilidade de inserção dos alunos na sociedade tecnológica de forma competente e, acima de tudo, consciente. Os desafios indicam que os alunos necessitam perceber as potencialidades dos computadores no auxílio à construção da sua própria aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologias; Função afim; Função quadrática; Software Kmplot
Citação
MELO, Gercilio Da Rocha. A inserção do software Kmplot na aprendizagem de funções afim e quadrática. 2013. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 19 dez. 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/595.