Imagem em miniatura
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Esta pesquisa busca investigar as contribuições do ensino, mediante a produção de documentário na disciplina de Língua Portuguesa, junto a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública em Altamira-PA. A produção de documentários é uma proposta pedagógica capaz de contribuir com o ensino, permitindo não só uma aproximação com o gênero textual e com a linguagem audiovisual, mas também trabalhar a formação crítica dos estudantes. Metodologicamente, a natureza da presente pesquisa é qualitativa, tendo em vista o caráter interpretativo das observações e dos dados coletados com os envolvidos, além das análises e reflexões com foco nas percepções dos sujeitos participantes da pesquisa. Assim, pensando o ensino enquanto processo e resultado da prática pedagógica, utilizou-se como procedimento a pesquisa de campo. Para a realização desta investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um grupo focal. A análise dos dados coletados teve como base a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011), organizados em quatro categorias: o perfil e a percepção dos estudantes antes da ação pedagógica; contribuições da oficina para a produção dos documentários durante a ação pedagógica; observações durante o processo de produção dos documentários; percepção dos estudantes depois da experiência de ensino e sua formação crítica mediante a produção de documentários. De acordo com a percepção dos estudantes, a experiência de produção de documentários foi importante para o processo de ensino e aprendizagem, pois, partindo da pesquisa, da leitura e da releitura, da produção e da reprodução da realidade, o processo de ensino e aprendizagem tornou-se mais significativo. No depoimento dos estudantes, ficou evidente que o uso do aparelho celular para a produção dos documentários foi fundamental, desde a pesquisa até a edição. Perante o exposto, faz-se necessário reconhecer o papel do ensino na formação de uma pessoa e entender a escola como um espaço de formação crítica, de pensar nas individualidades dos estudantes e de educar para o coletivo. Destaca-se, a importância de refletir sobre a tendência de um novo pensar docente quanto ao uso de tecnologias digitais, para fortalecer o ensino e a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, mesmo enfrentando obstáculos, para que a educação seja renovada e transformada. Portanto, o ensino mediado pela produção de documentários revelou-se como uma possibilidade potente para trabalhar a consciência crítica do estudante.

This research seeks to investigate the contributions of teaching, through the production of a documentary in the Portuguese Language discipline, together with a third-year high school class at a public school in Altamira-PA. The production of documentaries is a pedagogical proposal capable of contributing to teaching, allowing not only an approach to the textual genre and audiovisual language, but also working on students' critical training. Methodologically, the nature of this research is qualitative, considering the interpretative nature of the observations and data collected from those involved, in addition to the analyzes and reflections focusing on the perceptions of the subjects participating in the research. Thus, thinking about teaching as a process and result of pedagogical practice, field research was used as a procedure. To carry out this investigation, semi-structured interviews were carried out with a focus group. The analysis of the collected data was based on the content analysis described by Bardin (2011), organized into four categories: the profile and perception of students before the pedagogical action; workshop contributions to the production of documentaries during the pedagogical action; observations during the documentary production process; students' perception after the teaching experience and their critical formation through the production of documentaries. According to the students' perception, the experience of producing documentaries was important for the teaching and learning process, because, starting from research, reading and re-reading, production and reproduction of reality, the teaching and learning process became more significant. In the students' testimony, it was evident that the use of cell phones for the production of documentaries was fundamental, from research to editing. In view of the above, it is necessary to recognize the role of teaching in the formation of a person and understand the school as a space for critical training, for thinking about the individualities of students and for educating the collective. The importance of reflecting on the trend of new teaching thinking regarding the use of digital technologies stands out, to strengthen teaching and learning inside and outside the classroom, even when facing obstacles, so that education is renewed and transformed. Therefore, teaching mediated by the production of documentaries proved to be a powerful possibility for working on the student's critical consciousness.
Palavras-chave
Ensino; Consciência crítica; Tecnologia digital; Teaching; Critical awareness; Digital technology
Citação
ALMEIDA, ADRIANA RANZANI GIMENES. ENSINO MEDIANTE A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA COM EDUCANDOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM ALTAMIRA/PA. 2023. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 01 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4346.
Coleções