Voltar

A dinâmica original da paisagem e as cidades inteligentes

Postado as 25/03/2021 10:52:13

Por André Jasper

Quando falamos de cidades, geralmente nos vem à mente os elementos urbanizados da paisagem. Afinal, são os componentes construídos que mais chamam a atenção quando observamos a urbesfera. Porém, o conceito de cidades inteligentes ultrapassa os limites do antrópico e depende diretamente da compreensão da história do ambiente em que elas estão inseridas.

Qualquer espaço urbanizado está inserido em contextos ambientais de escalas locais e regionais e, portanto, sujeito à dinâmica da paisagem original ao longo do tempo. Consequentemente, uma cidade inteligente não pode prescindir de conhecer e compreender as diferentes escalas evolutivas do espaço em que está inserida.

Portanto, a busca por cidades mais inteligentes passa, também, pelo reconhecimento da impotência antrópica frente a elementos naturais originais da paisagem. Independente do grau de avanço tecnológico que se possa vir a atingir em algum momento no futuro, é necessária a resignação humana frente a algumas das características inatas da paisagem. Somente ao aceitarmos o meio como dinâmico e, sim, por vezes “não-controlável”, será possível concretizarmos as cidades como espaços inteligentes. Não considerar esta história pregressa do ambiente no qual nos inserimos acaba, fatalmente, por gerar problemas cuja amplitude e o impacto estão além de qualquer intervenção humana.

Consequentemente, a compreensão da dinâmica das paisagens em escalas temporais diversas é um elemento imprescindível na busca por cidades mais inteligentes. Utilizar as características do meio e seus processos para beneficiar um melhor aproveitamento do espaço e o estabelecimento de condições socioambientais mais justas, é ser inteligente!

Leia também

Univates reduz emissão de mais de 270 toneladas de Gases do Efeito Estufa em 2023

Resultado alcançado pela Instituição equivale ao plantio de 1.976 árvores.

Univates reduz emissão de mais de 270 toneladas de Gases do Efeito Estufa em 2023

Resultado alcançado pela Instituição equivale ao plantio de 1.976 árvores

Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado no Rio Grande do Sul em 2025

Evento acontece no mês de abril e pré-inscrições já estão abertas

Projeto busca transformar resíduos em ativos econômicos no Vale do Taquari

Serão coletados dados de 36 municípios que integram o Vale

Univates sediará 4º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales

A intenção do grupo foi propor o eixo temático, que deve girar em torno das mudanças relacionadas ao consumo e sobre como elas afetam a agricultura de base ecológica

Indicações ao Prêmio Melhores do Biogás podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro

Iniciativa tem a finalidade de reconhecer profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques no setor de biogás no Brasil no ano de 2023