Diplomados Destaque

14 Janeiro de 2016

Guilherme Siebeneichler - diplomado em Jornalismo

O espírito empreendedor esteve presente em Guilherme Siebeneichler, diplomado em Jornalismo pela Univates, desde que ele escolheu a profissão. Após concluir a faculdade e já inserido no mercado, Guilherme conseguiu analisar oportunidades para empreender - buscava por novas formas de fazer jornalismo.

A ideia de um jornal impresso e distribuído de forma gratuita surgiu com dois amigos jornalistas, que também percebiam a necessidade de criar novo veículo de comunicação no município de Venâncio Aires. Depois de nove meses de planejamento, o diplomado e seus dois parceiros resolveram colocar em prática a vontade de empreender. Assim surgiu o Olá Jornal.

A proposta é algo novo na região. Com tiragem de 2 mil exemplares por mês e periodicidade bissemanal, circulação nas quartas e sábados, o empreendimento busca conteúdos exclusivos para os leitores e trabalha com o propósito de democratizar o acesso à informação. A equipe do Olá Jornal é movida pela vontade de fazer diferente e colocar ideias novas em prática. A distribuição é realizada em pontos comerciais parceiros e nos semáforos da cidade.

Projetos exigem planejamento, e com Guilherme não foi diferente. Durante o período de construção da empresa, ele e os parceiros buscaram referências em estudos realizados na Europa, nos quais viram que o mercado de jornais gratuitos está crescendo. “Diante do observado, chegamos à conclusão que o modelo atual de jornais enfrenta um desafio muito maior: garantir leitores com assinaturas. Assim, optamos pela gratuidade”, comenta o diplomado.

O Olá Jornal conta com uma equipe de três jornalistas e um publicitário, que fazem um pouco de tudo. “Atuamos de forma horizontal, sem destinação de chefias ou cargos, e, nestes primeiros meses, tem dado certo. Todo empreendimento novo tem os seus desafios, em um jornal eles dobram. Por isso é fundamental ter um grupo de trabalho unido e que pense em sintonia”, acredita Guilherme.

Sobre a graduação em jornalismo, ele afirma que a faculdade é uma trajetória que se molda a cada semestre, destacando a participação em palestras e debates em sala de aula, que sempre lhe motivaram a pensar em empreender. Ele lembra de uma palestra do jornalista Jayme Copstein, a qual lhe marcou bastante. “A fala do Copstein sempre me motivava a pensar a minha carreira profissional. A partir daí os contatos com colegas e professores também ajudaram nas decisões para empreender”, conta o diplomado.

Quanto à escolha da profissão, Guilherme lembra que havia decidido pela área de comunicação social ainda no ensino médio, mas se encontrou no jornalismo após passar pelo curso de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual. “Realizei-me profissionalmente e defendo a profissão com todas as forças. A possibilidade de informar, contar histórias e, por vezes, denunciar situações irregulares, é o que me motiva”, salienta. O diplomado destaca ainda que o curso de jornalismo proporciona diversas áreas de atuação, o que é importante para definir uma linha e buscar espaço no mercado.

Guilherme iniciou sua carreira no meio jornalístico em 2007, atuando na Rádio Univates FM, onde permaneceu por quatro anos. “Foi uma escola e tanto”, resume ele sobre o aprendizado no local. Também fazem parte de sua trajetória a Rádio Venâncio Aires AM, Venus FM e o jornal Folha do Mate. Para ele, todos esses locais lhe deram bagagem para empreender, pois teve a oportunidade de realizar entrevistas, cobrir viagens internacionais e exercer a profissão com liberdade e criatividade.

Ao longo da graduação, Guilherme destaca várias oportunidades que agregaram conhecimento à sua carreira, como trabalhos voluntários em rádio e TV, no Diretório Central de Estudantes e o Projeto Rondon. Ele também lembra a importância de participar de oficinas e palestras, pois acredita que tudo pode ser importante no futuro profissional. “A questão é saber a melhor forma de aproveitar cada conhecimento adquirido, pois o curso proporciona muitas oportunidades”, afirma.

O diplomado tem muitos planos para o futuro - pretende realizar uma especialização e cursar mestrado. Mas, no momento, quer se dedicar ao empreendimento e fazer com que o Olá Jornal garanta os resultados esperados. Dessa forma, poderá contratar mais profissionais e tornar o empreendimento uma referência no novo jornalismo impresso. “Estamos trabalhando bastante para que isso se realize em médio prazo”, finaliza.

Texto: Bruna Alves