Diplomados Destaque

12 Abril de 2016

João Augusto Bagatini - diplomado em Ciências Biológicas

As palavras de João Augusto Bagatini não deixam dúvidas quanto a sua paixão pela biologia. Diplomado em Ciências Biológicas e colecionador de tocos didáticos (amostras de troncos de árvores) há mais de 10 anos, o biólogo é concursado da Secretaria Municipal de Planejamento e do Ambiente, a Seplam, do município de Nova Prata.

Bagatini também é consultor privado, atuando principalmente na área da botânica, com laudos florísticos, catalogação e identificação de plantas em parques, hotéis e outras áreas de visitação pública. O biólogo ainda ministra treinamentos profissionais em identificação de plantas, arborização urbana e podas técnicas.

A coleta de algumas amostras de galhos defeituosos em trabalhos de podas na cidade de Nova Prata iniciou em 2005, e hoje se transformou em uma coleção. Atualmente o acervo conta com 56 peças catalogadas, que são frequentemente expostas em eventos ambientais. No ano passado, em junho, a coleção foi exposta por 15 dias na Univates, durante a Semana do Meio Ambiente.

A Feira de Negócios e Tecnologia em Resíduos, Águas, Efluentes e Energia - Fiema, que ocorreu de 5 a 7 de abril deste ano, também recebeu a exposição dos tocos. Intitulado Coleção de Tocos Didáticos de Nova Prata, o material possui selo concedido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau). “O selo é um grande orgulho nosso, pois significa a chancela e o reconhecimento público da entidade nacional da área da arborização urbana, que tem um trabalho científico e sério há mais de 23 anos”, explica.

Por meio do registro de visitantes na exposição, Bagatini conta que ela foi visitada por moradores de 138 cidades de 13 estados brasileiros, sendo 102 delas do Rio Grande do Sul. “Além da divulgação do trabalho técnico da arborização urbana, levamos o nome de Nova Prata a muitos cantos do Brasil e ao exterior”, comenta o biólogo.

A coleção comprova que a poda incorreta prejudica a vida das árvores, além de mostrar conceitos e processos naturais das árvores como o crescimento anual, lacre dos cortes e rebrotações. Para o diplomado, a visualização e a experiência sensorial com os tocos (cheiro, texturas, cores e densidades) deixam muitas pessoas deslumbradas. “As árvores são seres vivos e muitas pessoas esquecem disso. Elas possuem necessidades nutricionais, características próprias das espécies e processos internos de defesa e regeneração de tecidos”, ressalta Bagatini.

Conforme o diplomado, a Sbau emitiu um documento apoiando oficialmente e reconhecendo publicamente a relevância da coleção para a divulgação do trabalho técnico-científico desenvolvido pela entidade. “Para obtê-lo, pleiteamos com a presidência da Sociedade, devido a coleção ser única no Brasil. Há informações de que seja a única no mundo no gênero. Desejamos que esse fato estimule outros profissionais e organizações a criarem as suas coleções temáticas que sirvam ao nobre fim de ensinar o povo”, explica.

Formado em 2004, ele considera que o curso de Ciências Biológicas lhe proporcionou a base necessária para a sua atuação, destacando a generosidade dos professores em trabalhar da melhor forma seus conhecimentos. “Cada aluno tem que percorrer seu caminho, isso todos sabem, mas a base e o discernimento aprendemos com os mestres. A Univates me ensinou a olhar a Biologia; eu escolhi algumas portas e entrei”, recorda o diplomado.

Logo após a graduação, ele iniciou especialização em Gestão do Turismo na Univates, com o objetivo de atuar na área de ecoturismo com os conhecimentos botânicos e em educação ambiental. Nos próximos meses, Bagatini será graduado também em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria, a UFSM. Para o futuro, ele pretende cursar mestrado profissional na área de arborização urbana.

A ideia do biólogo é levar a Coleção de Tocos Didáticos para a discussão acadêmica e consolidá-la no mundo científico. “Pretendo evoluir a ponto de expor a Coleção no exterior. Enquanto isso, me desdobrarei para levá-la a Minas Gerais no XX Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, em novembro de 2016”, planeja o diplomado.

Página da Coleção de Tocos Didáticos no Facebook: www.facebook.com/tocosdidaticos.2005.

Texto: Bruna Lais Alves

ENVIE A SUA HISTÓRIA