Diplomados Destaque

12 Agosto de 2016

Indianara Gonçalves - Diplomada em Educação Física

Desde criança Indianara Gonçalves, diplomada em Educação Física pela Univates, tem o esporte como parte de sua vida. O envolvimento em atividades esportivas desenvolveu nela paixão pelo voleibol. Não é à toa que ela está colhendo os frutos pela dedicação de tantos anos.

Técnica de voleibol da equipe Ceat Bira de Lajeado, recentemente a educadora física foi convidada para integrar a comissão técnica da seleção gaúcha infantil de voleibol, equipe que representará o estado no campeonato brasileiro no segundo semestre de 2016. “O convite aconteceu por meio de um telefonema do coordenador da Seleção Gaúcha Infantil Feminina, senhor Juca Klein, me convidando para ser a auxiliar técnica da equipe”, lembra a diplomada, que também atua como personal trainer e com grupos de treinamento em circuito.

Após se formar como bacharel, Indianara não parou por aí. Com o objetivo de atuar também em escolas, ela está cursando a licenciatura em Educação Física. “Optei pela realização das duas graduações para ter o curso completo. Assim poderei atuar na escola e fora da escola”, explica.

O comprometimento e o amor pela profissão não deixam dúvidas que Indianara fez a escolha certa. “Sei que tenho uma responsabilidade enorme com as crianças, adolescentes e adultos, e sei que posso ajudá-los por meio do exercício físico, seja no voleibol, como personal ou no trabalho em grupo, tornando o seu dia melhor e melhorando as questões físicas e psicológicas de cada um”, salienta.

A escolha pelo curso esteve diretamente relacionada com o voleibol. “Uma das influências foi o professor Rodrigo Rother, pois era meu técnico de voleibol, desde pequena até o início da faculdade, e sempre foi uma pessoa que admirei”, conta. Outra influência para a escolha da profissão foi a mãe da diplomada, que sempre a acompanhou quando era atleta. “Foi a primeira pessoa que me incentivou quando disse que pensava em cursar Educação Física”, recorda. Além disso, pensar em trabalhar com movimento e de forma mais livre também pesou na hora de escolher o curso. “Nunca me imaginei trabalhando em uma sala, entre quatro paredes, sentada, sem movimentação. Amo a Educação Física pois ela abre diversas áreas de trabalho, tornando o meu dia dinâmico e alegre”, afirma a diplomada.

Sobre a graduação, ela lembra com carinho de momentos vividos com colegas e professores. “No período da minha graduação pude conhecer e conviver com diversos profissionais da área, incluindo os professores da Univates, em especial o professor Carlos Leandro Tiggemann, que sempre me instigou e me estimulou na busca de novas aprendizagens e de novos conhecimentos, muito além do que era passado em sala de aula.  Por esse motivo eu o escolhi para ser meu orientador do trabalho de conclusão, por meio do qual encerrei o curso com chave de ouro. Foi fantástico o período da graduação”, recorda.

Além de se formar na licenciatura, ela pretende cursar pós-graduação e buscar sempre o aperfeiçoamento profissional, independente da área de atuação. “Quero sempre me manter atualizada, por meio da leitura de artigos e cursos de extensão”, finaliza a diplomada.

Texto: Bruna Alves

ENVIE A SUA HISTÓRIA