Diplomados Destaque

16 Novembro de 2016

Augusto Dalmoro Costa - diplomado em Comércio Exterior

Abraçar as oportunidades e dedicar-se aos estudos foram e ainda são tarefas muito bem desempenhadas pelo diplomado em Comércio Exterior Augusto Dalmoro Costa. Ainda aos 18 anos e sabendo o caminho que queria seguir, sua carreira profissional foi iniciada durante seu primeiro semestre na faculdade. “Comecei a trabalhar num escritório de contabilidade como auxiliar de escritório. Essa foi a chance de ingressar no mercado de trabalho e ter contato com empresas exportadoras e importadoras, mesmo que por meio da contabilidade”, explica.

Atualmente, o diplomado exerce a função de analista de exportação na Docile, empresa que é a maior produtora de pastilhas da América Latina. Realizado com sua profissão, ele lembra sobre a escolha do curso em que se formou. “Desde o ensino médio identificava-me com a área da administração e tinha bom domínio da Língua Inglesa e Espanhola, então vi no curso de Comércio Exterior uma boa oportunidade”, relata.

A aproximação com a área se desenvolveu também ao longo do período de um ano em que ele residiu nos Estados Unidos, onde concluiu o último ano do ensino médio. “Durante esse tempo, pude cursar disciplinas específicas sobre a área de negócios e negócios internacionais, então me identifiquei ainda mais”, conta o diplomado.

Após voltar ao Brasil, Augusto entrou em contato com o coordenador do curso de Comércio Exterior na época, professor Ubirajara, o qual lhe passou informações que contribuíram para a decisão do diplomado. Com carinho, ele também recorda de outras pessoas que marcaram sua trajetória na Univates, destacando a professora Evania Schneider e o professor Marlon Dalmoro. “Eles foram coordenadores do curso e desempenharam ótimos trabalhos na função”, comenta.

No âmbito acadêmico, o diplomado colheu frutos da dedicação aos estudos. No fim da graduação, participou de processos seletivos para mestrado, sendo selecionado em duas instituições. Atualmente, ele é aluno do Mestrado Acadêmico em Administração na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Ufrgs. “O curso tem proporcionado mais conhecimentos, principalmente nas áreas de inovação e de internacionalização de empresas, que são o meu foco de trabalho”, conta ele sobre a experiência.

Aos estudantes de Comércio Exterior, o diplomado destaca a importância de aproveitar oportunidades como palestras, workshops, visitas a empresas e a outros locais. Para o futuro, além de concluir o mestrado, Augusto pretende continuar evoluindo, desenvolvendo-se e buscando novos conhecimentos para colocar em prática na sua vida profissional.

Texto: Bruna Alves

ENVIE A SUA HISTÓRIA