Diplomados Destaque

21 Dezembro de 2016

Felipe da Costa - diplomado em Ciências Contábeis

Horas de leitura e noites de sono atrasado renderam mais que um trabalho de conclusão de curso. Felipe da Costa, diplomado em Ciências Contábeis pela Univates, teve seu TCC transformado em artigo e publicado no periódico Voces y Silencios: Revista Latinoamericana de Educación em junho deste ano. A adaptação do trabalho para a publicação foi feita pela diplomada em Letras Aline Diesel e pela professora doutora Silvana Neumann Martins, que foi também orientadora da monografia.

Desde o período em que estava redigindo o trabalho de conclusão, da Costa conta que já tinha interesse em ir além da banca de TCC. Sua vontade era apresentar a pesquisa em algum evento específico da área ou publicá-la em revista científica. “O apoio sempre veio de casa e também da minha orientadora. Antes da banca, apresentei um resumo do trabalho na Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates. O TCC foi transformado em artigo e submetido para a revista, que retornou aceitando a publicação depois de pequenos ajustes a serem feitos”, conta o diplomado.

Para da Costa, saber que o trabalho pode servir como base de consulta de outros pesquisadores no mundo inteiro e obter reconhecimento pela dedicação ao trabalho são sensações muito prazerosas. O artigo foi classificado como B1 no Qualis-Periódicos na área de ensino, terceira melhor posição desse sistema. “A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em faixas indicativas da qualidade: A1 - mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; e C -  com peso zero”, esclarece.

Atuação profissional
O diplomado é sócio de uma empresa de reestruturação de organizações em São Paulo, a qual designa profissionais para agir dentro delas. Além disso, também atua como controller em instituições dos mais diversos setores no Brasil. “Já atuei em indústria de injetados plásticos no Rio Grande do Sul, depois atuei em uma transportadora em Santa Catarina e, após, em uma usina de álcool em São Paulo. No momento atuo em um grupo frigorífico de abate de bovinos no Pará”, explica.
Além de continuar desenvolvendo seu trabalho, ampliando seu networking e expandindo seus conhecimentos, da Costa planeja dar continuidade aos estudos no próximo ano. “Existe um cronograma e ele contempla MBA, mestrado e doutorado, e a cada dia se aproxima mais”, finaliza.

A revista
Voces y Silencios: Revista Latinoamericana de Educación é uma revista acadêmica eletrônica anual que se dedica ao estudo e diálogo sobre questões e problemas nas políticas de pedagogia, gestão e educação, com ênfase em questões de interesse para a educação na América Latina. A publicação é feita pela Faculdade de Educação da Universidade dos Andes, em Bogotá, na Colômbia.

Esta matéria faz parte da edição 3 da Revista Univates. A versão digital pode ser conferida aqui.

Texto: Bruna Alves

ENVIE A SUA HISTÓRIA