29 Maio de 2015

Dicas para atingir suas metas com mais facilidade

Visualizar claramente seus objetivos é o primeiro passo para atingi-los, porém, quando essa etapa acontece apenas de maneira interna, fica mais difícil trazer esses planos para a realidade. Nesse sentido, transportar suas metas para o papel através de listas é uma ótima dica para que elas se tornem mais claras e, portanto, tangíveis.

Além disso, as listas têm a função de estabelecer a ordem de prioridade de seus tópicos, o que simplifica a organização e a construção de processos etapa por etapa. Por isso, podem ser suas maiores aliadas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional - inclusive se seu objetivo for conciliar as duas áreas. Se você deseja atingir o sucesso, confira uma série de listas que poderá te ajudar a conquistar os desafios e superar os obstáculos.

Lista de tarefas
Talvez seja a mais conhecida – e adotada – de todas, porém, para que seja eficaz, é preciso tomar alguns cuidados. Certifique-se que você está estipulando metas realistas para o seu dia e não somando tarefas demais, caso contrário, isso pode levar a um sentimento de frustração. Na hora de priorizar os projetos, opte por fazer os mais trabalhosos assim que começar o dia. Dessa maneira, você garante que terá mais energia e foco para que o trabalho consiga ser concluído a tempo.

Caderno de ideias
O fluxo de pensamentos normalmente é veloz e, em alguns casos, pode se tornar inclusive caótico. Por isso, é importante anotar suas ideias sempre, para não perder a chance de desenvolver seus pensamentos mais criativos. Lembre-se também de colocá-las em lista, para definir quais projetos serão colocados em prática imediatamente e quais precisam ser postos em perspectiva.

Objetivos futuros
É importante refletir sobre o que você deseja e projeta para longo prazo. Por isso, assim como as ideias, é válido transpor os sentimentos para o papel – ou mesmo um meio digital-, no qual você terá chances de analisá-los melhor. Ao criar sua lista de objetivos, procure separá-los em curto, médio e longo prazo. Assim, você terá uma noção mais clara de priorização e, também, conseguirá acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

Influências culturais
Não é apenas o conhecimento técnico que influencia no sucesso profissional! A formação intelectual tem grande responsabilidade no processo criativo e também na construção da personalidade. Por isso, é essencial se manter atualizado e continuar buscando boas referências como livros, filmes, artistas, músicas e etc. Crie listas diferentes para cada tipo de manifestação cultural e procure manter um progresso constante. Não se esqueça, também, de adicionar novos itens com o passar do tempo.

Fonte: Universia Brasil

Clique para ampliar