16 Outubro de 2015

Dúvidas quanto ao uso da crase?

O professor de língua portuguesa e autor gramatical pela Editora Saraiva, Diogo Arrais, dá dicas sobre o uso da crase. Ele separou algumas manchetes para analisar e comentar, confira:

“Carta de renúncia deve ser encaminhada à Diretoria”

“Verba direcionada à Educação”
“O pedido de análise já foi enviado à Câmara”
A compreensão sobre o uso do acento grave está em sua “indicação de duas palavras”. O acento grave vale por dois termos.
Note, por exemplo, como “à” pode ser substituído por “para a” – sem que haja alteração alguma de sentido:

“Carta encaminhada para a Diretoria”
“Verba direcionada para a Educação”
“Pedido enviado para a Câmara”
Quando essa substituição (por PARA A) não for possível, o acento grave (em A) não existirá e será apenas prepositivo:

“Carta encaminhada a você”
“Verba direcionada a todos os artistas”
Entendida essa “validade por dois”, vale a pena estudar os casos que envolvem “moda” (como em "à francesa", "à brasileira" etc.); as famosas locuções adverbiais femininas (como em "à medida que", "à zero hora", "às vezes" etc.); os três casos clássicos facultativos. Falaremos desses assuntos em outra oportunidade.

Fonte: Revista Exame