26 Novembro de 2015

Jantar reúne diplomados de 1989 e 1990

Para comemorar os 25 anos de formatura das turmas de 1989 e 1990, a Univates realizou, na última terça-feira, dia 24, na Sede Social, mais um Jantar dos Diplomados – evento bianual que promove o reencontro de profissionais formados pela Instituição e professores da época. Nesta edição, houve participação de diplomados dos cursos de Administração, Biologia, Ciências, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Letras e Matemática.

Representando a Reitoria, o pró-reitor Administrativo Oto Moerschbacher falou sobre o desenvolvimento da Univates nos últimos 25 anos. “Nos últimos cinco anos investimos mais de R$ 100 milhões em espaços como o Estádio Olímpico e o Tecnovates, o quarto principal parque científico do Rio Grande do Sul”, destacou. Ele ainda lembrou do investimento da Instituição no Centro Cultural.

“Atualmente, todas as cerimônias de formatura ocorrem no Teatro e não há custos para os formandos. A construção do Teatro teve orçamento de R$ 20 milhões, um valor que será devolvido aos alunos em 10 anos se somarmos o valor que cada formando investiria na colação de grau caso isso não fosse proporcionado pela Instituição”, afirmou o pró-reitor. Moerschbacher agradeceu ainda a confiança dos diplomados na Univates, por eles terem acreditado na Instituição e ajudado a construir o que ela é hoje. “Hoje podemos realmente comemorar, pois cada um de vocês teve participação nisso”, finalizou ele.

As diplomadas do curso de Ciências Contábeis Lorti Rührviem Wülfing, Suzana Diel Drehmer, Rosani Büniker Ahlert, Angela Kessler Birck e Iloni Maria Petter adoraram o reencontro e torcem para que ele seja repetido mais vezes. “Não precisamos esperar mais 25 anos para nos reunirmos novamente”, concordaram elas. As ex-colegas também comentaram que jamais haviam pensado que a Univates se tornaria o que ela é hoje e que, depois delas, é a vez de seus filhos estudarem na Instituição. “Minha filha seguiu meus passos e agora faz Contabilidade. E meu filho cursa Direito”, exemplificou Rosani Büniker Ahlert.

Da turma de Letras, as diplomadas Carin Weimer, Juleide Berté Pohl e Adriana Meneghini Lermen afirmaram sempre acompanhar as atividades promovidas pela Univates. “Por trabalharmos na área da educação, participamos de eventos e cursos relacionados à Língua Portuguesa e também trazemos nossos alunos para atividades”, afirmaram elas. As colegas de formatura e de profissão lembraram também o seu tempo de estudantes, comparando principalmente a estrutura da Biblioteca de hoje com a de 25 anos atrás. “Na época havia apenas o Prédio 1 e não havia muitos livros disponíveis, tanto que tínhamos caixas e caixas de fotocópias. Naquela época, precisávamos reservar um livro com um mês de antecedência”, lembraram elas.

O Jantar dos Diplomados é organizado pelo Programa Conexão. Todas as fotos do evento estão disponíveis aqui.

Texto e fotos: Nicole Morás