Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

29 Janeiro de 2016

Psicólogos(as) podem incluir nome social na carteira profissional

Na semana em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) realizou a primeira inscrição de psicóloga que terá seu nome social incluído na carteira de identidade profissional.

Agnes Vieira, que se formou em Psicologia pela Univates, destaca a importância de as pessoas trans buscarem seus direitos. “Estou sempre me atualizando e tenho conhecimento da Resolução desde 2011, quando foi lançada”, afirma. A psicóloga começou a utilizar seu nome social em 2015. Para ela, apesar de o nome social ainda ser uma solução paliativa com relação aos avanços dos direitos das pessoas transexuais, essa é uma importante conquista. “A marca da discriminação ainda é muito grande em todos os lugares e em diversas profissões. Penso que a Psicologia, por ser uma área tão acolhedora, valoriza as diferenças, e a inclusão do nome social na carteira profissional marca isso. Todas as pessoas que têm esse desejo devem buscar esse direito para se sentirem mais à vontade”. Agnes pretende, agora, fazer residência em Saúde Coletiva.

Para a coordenadora do curso de Psicologia da Univates, Gisele Dhein, ainda há um longo caminho para trilhar. “Acredito que o movimento que a Agnes faz, de requerer seus direitos, ainda é apenas o início de uma discussão e da efetivação dos direitos humanos. Não é uma questão de reconhecimento e, sim, de conseguirmos viver as diferenças no nosso dia a dia sem precisar apontar, criminalizar ou minimizar aquele que é diferente de mim, seja nas questões de gênero, de etnia ou de religião, por exemplo”, enfatiza Gisele.

A inclusão do nome social na carteira profissional é um direito garantido pela Resolução nº 014/2011. Interessados devem solicitar por escrito ao CRPRS a inclusão do nome social, que será adicionado no campo de observações do registro profissional. A Resolução permite a assinatura nos documentos resultantes do trabalho do(a) psicólogo(a) ou nos instrumentos de sua divulgação o uso do nome social, juntamente com o nome e o número de registro do profissional.

Para o CRPRS, essa conquista representa o reconhecimento da igualdade de direitos desses profissionais e o respeito pela maneira como são identificados, reconhecidos e denominados por sua comunidade e em suas relações sociais.

29 de janeiro: Dia da Visibilidade Trans

No dia 29 de janeiro é celebrado o Dia da Visibilidade Trans. Criada em 2004 pelo Ministério da Saúde, a data surgiu com o movimento de travestis e transexuais do Brasil. Na época, o Ministério lançou a campanha “Travesti e Respeito” em reconhecimento à dignidade dessa população. Ainda hoje, a população brasileira de travestis e transexuais tem grande dificuldade no acesso à educação, ao trabalho e à saúde, assim como sofre violência e é desrespeitada de forma contumaz.

Em novembro de 2014, o Conselho Federal de Psicologia iniciou campanha de comunicação em apoio à luta pela despatologização das identidades trans e travestis com produção de textos, vídeos, debates e um site especial. Saiba mais acessando o site despatologizacao.cfp.org.br.

Participe das discussões sobre o tema

A Comissão de Direitos Humanos e os Núcleos de Direitos Humanos, na sede e subsedes do CRPRS, promovem reuniões periódicas sobre o tema. Acesse crprs.org.br/atividades, acompanhe a agenda e participe das discussões.

Texto: Conselho Regional de Psicologia/Elise Bozzetto

Clique para ampliar