29 Fevereiro de 2016

Diplomada e mestranda da Univates apresenta trabalhos em Cuba

A diplomada em Letras e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, Aline Diesel, participou do 10º Congreso Internacional de Educacion Superior – Universidad, realizado na cidade de Havana, Cuba. O evento, que teve início no dia 15 de fevereiro, é organizado pelo Ministério da Educação Superior e pelas universidades cubanas e seguiu até o dia 19 de fevereiro. Neste ano, a temática é “Universidade inovadora por um desenvolvimento humano sustentável”.
No congresso, a mestranda apresentou dois trabalhos, em coautoria com a orientadora, professora Silvana Neumann Martins. O primeiro é intitulado “Metodologias ativas de ensino na educação universitária: o impacto de práticas pedagógicas inovadoras em cursos da área da gestão organizacional”, apresentado na modalidade debate. O outro, intitulado “Projeto de extensão ‘Empreendedor por um dia’: possibilidades de aproximação entre a universidade e a educação básica”, é apresentado na modalidade pôster. Os trabalhos são resultados de investigações realizadas no projeto de pesquisa “Mestrados para a formação de docentes: um lócus de (re)construção e de aprendizagem”.
De acordo com Aline, a viagem possibilita o conhecimento da cultura de outro país por meio da troca de experiências com pessoas do mundo inteiro.  “Está sendo uma oportunidade para conhecer outras perspectivas de temáticas que já vínhamos estudando na Univates, como é o caso da Aprendizagem Baseada em Problemas (APB)”, afirma.
Estão integrados ao congresso outros 19 eventos, que tratam de temas como as perspectivas da educação superior, pedagogia na universidade, extensão universitária, economia e financiamento da educação superior, entre outros. Além do Brasil, a atividade conta com participantes de outros países das Américas, além da Europa e da África.

Texto: Artur Dullius