19 Agosto de 2016

Quando acreditar nas oportunidades faz toda a diferença

Passagem nas mãos e orgulho no peito. É assim que Daniela Diesel, diplomada em Educação Física e aluna do Mestrado em Ensino da Univates, embarca para Portugal no próximo mês. Com viagem marcada para o dia 22 de setembro, Daniela vai ao encontro de mais um desafio acadêmico em sua vida: cursar parte do seu mestrado na Universidade do Algarve. A diplomada foi contemplada com uma bolsa de estudos, no período de dois semestres letivos, do projeto Fellow-Mundus, que é parceiro do Programa Erasmus Mundus e financiado pela Comissão Europeia.

No formato Mestrado Sanduíche, o programa oferecia apenas três vagas para toda a América Latina. Para a diplomada, foi uma honra ser contemplada. “O sentimento que resume tudo isso é a gratidão. Primeiramente sou muito grata pela conquista, e, também, grata à Univates por abrir portas como essa para seus acadêmicos, por mostrar a importância da experiência internacional na formação de um bom profissional, desde a graduação. O resultado me faz acreditar que jamais devemos desistir de nossos sonhos, que é preciso se desafiar sempre. Independentemente do número de vagas, precisamos acreditar nas oportunidades”, salienta.

Conforme Daniela, o programa visa a contribuir, por meio da mobilidade de estudantes e investigadores, para o reforço dos laços sustentáveis nas áreas da educação, cultura, economia, ciência e tecnologia entre a União Europeia e países latino-americanos. Ela explica que a bolsa ofertada cobre todas as despesas de viagem, como passagem aérea, seguro viagem, taxas escolares e auxílio mensal em euros para alimentação e moradia.

A diplomada também explica que havia uma série de exigências para a inscrição no Programa Erasmus. Quando ela soube do edital, teve apenas três dias para providenciar os documentos necessários para o processo seletivo. “Precisei correr contra o tempo para conseguir juntar toda a documentação, pois era necessário ser tudo em inglês, mas em nenhum momento hesitei.  Meu coração bateu mais forte e a vontade falou mais alto, juntei todo o material, virei as madrugadas elaborando a proposta de estudos e organizando a documentação necessária para a inscrição”, recorda.

Durante o período em que estará em Portugal, Daniela pretende buscar aproximações entre projetos de pesquisas portugueses e o projeto ao qual está vinculada na Univates, intitulado “A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz dos estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental”. Ela também pretende apresentar discussões e resultados da pesquisa em eventos científicos na Europa, além de contribuir para a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates e  trazer subsídios para sua dissertação. O retorno ao Brasil está previsto para o início de julho de 2017, quando a diplomada defende sua dissertação do Mestrado em Ensino, na Univates.

Texto: Bruna Alves