29 Novembro de 2016

Reitor e vice-reitor são reconduzidos ao cargo por mais quatro anos

Por mais quatro anos, o reitor Ney Lazzari segue à frente da Univates. O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira, dia 24, pela comissão eleitoral. A votação teve início no dia 17 de novembro e foi encerrada na noite da última quarta-feira, dia 23. Na majoritária o reitor terá ainda a companhia do então vice-reitor Carlos Cândido da Silva Cyrne.

Com chapa única, Lazzari e Cyrne foram aprovados por 91,76% dos votantes. No total foram 813 eleitores, praticamente o dobro do último processo eleitoral, em 2012. A votação contou com a participação da comunidade acadêmica e dos membros da Assembleia da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), mantenedora da Univates. Durante os seis dias de votação, as urnas estavam disponíveis em pontos estratégicos da Univates e a comunidade era convidada a participar.

Com a palavra o reitor

Entusiasmado com o resultado Lazzari conta que a efetivação da transformação de centro universitário em universidade, processo já em curso e programado para ocorrer no início do próximo ano, será um dos primeiros passos da gestão 2017-2020. “Tivemos um aumento significativo no número de votantes desta para a última eleição, o que é um bom indicativo. Os resultados, com mais de 90% de aprovação, também significam muito para o grupo gestor da Instituição. Esperamos, na continuidade de nossa gestão, consolidar o crescimento da Instituição com o (re)credenciamento do Centro Universitário UNIVATES como Universidade do Vale do Taquari - Univates, visto que estamos aguardando a visita in loco do MEC, última etapa do processo”, conta.

Além disso, Lazzari afirma que a consolidação do Parque Científico e Tecnológico (Tecnovates) deve ser uma das prioridades dentro da nova gestão, sendo fomentada por meio de parcerias com empresas e com o setor público, pela ampliação das pesquisas e, consequentemente, pelo fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu da Univates. “A Instituição também está investindo fortemente na internacionalização, tanto acadêmica quanto de pesquisas e transferência tecnológica. Vamos investir em gestão, adequando a estrutura administrativa tendo em vista a dinâmica do crescimento da Univates e a sua transformação em Universidade. E, cada vez mais, investir na sala de aula, em novos métodos, novas práticas, novas ferramentas tecnológicas que tornem a aprendizagem realmente significativa para os estudantes”, salienta.

Por fim o reitor, reeleito, destaca a importância dos resultados já conquistados pela Instituição, garantindo que o desfecho positivo é esforço de um grande grupo de pessoas que acredita e deposita suas esperanças de transformar a sociedade por meio de uma educação de qualidade. “A alma da Univates são as pessoas que aqui estão. As pessoas que estiveram à frente na gestão da Univates nos últimos anos foram facilitadoras deste processo, buscando no cenário econômico do país, nas expectativas dos estudantes e na comunidade do Vale do Taquari algumas respostas que pudessem nortear as estratégias da Instituição para chegarmos onde queríamos chegar. Este papel tem sido desempenhado, a meu ver, com êxito. Então, este também é um momento de agradecer a todos que fizeram parte deste processo de construção, ao longo de mais de 50 anos, com o sonho de tornar o ensino superior uma realidade para a comunidade do Vale do Taquari”, agradece Lazzari.

Todas as informações relativas ao processo eleitoral podem ser conferidas no site www.univates.br/institucional/eleicao-de-reitor-e-vice-reitor.

Texto: Artur Dullius/Elise Bozzetto