13 Dezembro de 2017

Diplomada da Univates é selecionada para o Anuário ARQ

Um livro que reúne projetos de arquitetura e decoração. Essa é a proposta do Anuário ARQ, organizado por um grupo de empresários da área e que agora conta com o apoio e curadoria da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Entre os 42 projetos selecionados está o da diplomada da Univates Bruna Franz.

A diplomada inscreveu um projeto interno de uma residência litorânea. Conforme a arquiteta, a morada de férias foi pensada para um casal jovem e suas filhas, que traduz toda alegria e doçura da família. Com base em uma paleta colorida e despojada, a escolha remete à alegria do período de férias de verão. “O conceito moderno transforma o apartamento em um espaço amplo, funcional e inovador”, explica Bruna. Para ela, ser escolhida diante de tantos arquitetos das regiões do Vale do Taquari e Rio Pardo é motivo de orgulho. “O sentimento é de gratidão por representar a Univates e tantos colegas. Esse resultado é fruto de dedicação, muito trabalho e amor pela profissão que escolhi”, conta Bruna.

Conforme a professora de Arquitetura e Urbanismo da Univates Simone Heineck Tavares, essa é a primeira vez que docentes auxiliam no processo de seleção dos projetos. “A iniciativa busca aproximar o mercado de trabalho e a universidade, além de qualificar os profissionais”, conta explicando que os itens avaliados nos projetos são específicos da área, - como caráter, precisão, rigor, economia de meios, harmonia e universalidade -, e são estudados na graduação.

A seleção foi feita por três professores de cada universidade. Os mais de 140 projetos inscritos foram divididos, sem identificação, entre os avaliadores e, a partir das recomendações de um projeto, foram selecionados. Da nota tirada pelos projetos, 70% referem-se à avaliação dos professores das Instituições e os outros 30 correspondem à nota das empresas que organizam o livro.

Texto: Ana Amélia Ritt

Clique para ampliar