17 Dezembro de 2019

Oportunidade para diplomados dos cursos técnicos ingressarem na graduação

A Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou na noite da última segunda-feira, 16, um evento que reuniu formandos e diplomados dos cursos técnicos da Instituição. Com o intuito de debater o planejamento da carreira profissional, o encontro contou com cerca de 50 pessoas.

Na ocasião, a pró-reitora de Ensino da Instituição, professora Fernanda Pinheiro, apresentou a nova proposta de verificação de conhecimentos prévios. Conforme ela, o projeto faz parte de um conjunto de ações da Jornada de Formação. “O projeto de verificação de conhecimentos prévios foi elaborado com muito carinho e seriedade, tendo em vista a jornada dos estudantes dentro da Univates. Esses estudantes tiveram cursos qualificados e com carga horária considerável em sua formação técnica, além de toda a inserção dentro da Universidade, sua estrutura, laboratórios e espaços de prática. Pensando nisso, procuramos sistematizar a possibilidade de reconhecer os conhecimentos prévios. Assim, buscamos olhar para os cursos técnicos e selecionar os conteúdos e experiências que os alunos já tiveram para que não precisem cursar  novamente na graduação e sigam sua formação a partir do conhecimento já adquirido na Instituição”, salientou.

Formanda do curso Técnico em Enfermagem, a estudante Milena Souza, 19, já realizou sua matrícula para ingressar na graduação em Enfermagem no próximo semestre. “É inspirador esse tipo de ação. Já fiz minha matrícula para começar a graduação no ano que vem, e agora vou encaminhar a verificação para que possa utilizar do conhecimento que já tive durante técnico na minha graduação”, comentou.

No evento, os formandos e diplomados ainda puderam conhecer sobre o auxílio disponível na Central de Carreiras da Univates quanto ao desenvolvimento de sua jornada profissional. Também foram divulgadas as opções de financiamento, além das opções disponibilizadas pelo Credivates 1.0 e 2.0.

Conheça o projeto
Desenvolvido pela Univates para oportunizar a diplomados dos cursos técnicos da Univates o ingresso no ensino superior presencial, o processo de verificação de conhecimentos prévios permite ao estudante otimizar tempo e recursos em sua graduação. O processo consiste em quatro etapas a serem desenvolvidas em até sete dias. Para participar, é necessário ser diplomado em algum curso técnico oferecido pela Univates e estar apto a iniciar a graduação, tendo sido aprovado no processo seletivo da Instituição.

Interessados podem tirar dúvidas e realizar sua consultoria de carreira gratuitamente pelo WhatsApp (51) 99873-5056 ou com a Central de Carreiras, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5625, ou pelo e-mail carreiras@univates.br.

Texto: Vinicius Mallmann
Fotos: Vinicius Mallmann