1 x 0 para a solidariedade

Postado em 10/12/2016 14h54min

Por Artur Dullius

Às 11h deste sábado, dia 10, a bola rolou no Estádio Olímpico da Univates. Em campo, a expectativa era de um grande espetáculo, visto a qualidade dos jogadores que desfilavam pelo gramado. Atletas que carregam a qualidade técnica nos pés, uma história de conquistas no peito e o espírito de solidariedade.

De um lado do campo a esperança e do outro, a solidariedade. Realizado em parceria entre o Grupo Independente, Richter Gruppe, Univates e o jogador do Grêmio Fred Xavier, o “Craques Solidários” reuniu mais de uma dezena de jogadores consagrados no futebol mundial para um partida beneficente.

Entre eles o ex-jogador do Internacional, Magrão, que destacou a importância da união esportiva entre os atletas, situação que, segundo ele, acaba sendo esquecida em alguns casos “O Luis Mário foi meu rival em vários momentos e é um dos grande amigos da minha vida. Acham que o futebol é aquela rivalidade, aquela briga, mas fora das quatro linhas tem que prevalecer a solidariedade e esse evento vem pra demonstrar isso”, afirma.

Representada pelo uniforme verde, a equipe da esperança chegou ao gols pelos pés de Luis Mário (2), Renan, Fred (2) e Magrão. Pelo outro lado, Gui Pereira, Washington (2), Paulo Baier (2) e Menudo marcaram pela equipe da solidariedade. Ao apito final do árbitro Margarida - uma das atrações do evento, o placar marcou 6 x 6, mas quem ganhou foi o espírito solidário escalado em campo.

Um dos organizadores, Fred salientou que a possibilidade de realizar a partida no Estádio da Univates engrandeceu ainda mais os objetivos do evento. “Vimos que seria muito mais prazeroso pra todo mundo realizar o jogo em uma estrutura dessas. Tem muita gente que tá aqui hoje e não teve a oportunidade de ver a gente jogar pessoalmente, só pela televisão. Então é um momento muito importante para que todas possam receber o nosso carinho e a gente, é claro, também conseguir retribuir”, afirmou o zagueiro da equipe gremista, adiantando que o evento deve ter uma próxima edição.

Para o vice-reitor da Univates, Carlos Cyrne, esta é uma forma de agradecimento à comunidade apoiadora da Univates. “A Univates recebeu esse evento em razão da bela estrutura que temos aqui. Mas a construção deste estádio só foi possível graças ao apoio dos alunos e da comunidade, então é uma forma de agradecer a todas essas pessoas que apoiam a Instituição”, afirma Cyrne.

Considerando um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, Paulo Baier relembrou a sua passagem pela região quando ainda atuava profissionalmente. “É importante estes jogadores fazerem essas atividade. Eu estive na Univates participando de um jogo-treino quando jogava pelo Juventude, e pra mim é um grande prazer voltar a Lajeado, em um campo espetacular, um estádio maravilhoso e com um público desse” lembrou.

Jogadores presentes:
Fred Xavier – um dos organizadores do evento, atualmente joga no Grêmio, mas teve passagens por Goiás, Figueirense, São Caetano, Juventude e futebol belga;
Marcos Assunção – teve passagens por Santos, Flamengo, Palmeiras, futebol espanhol e Seleção Brasileira;
Fernando Menegazzo – ex-volante do Grêmio e da Seleção Brasileira;
Washington – o Coração Valente é o maior goleador da história do Campeonato Brasileiro, com 34 gols. Vestiu a camisa da Seleção Brasileira;
Renan – ex-goleiro do Inter, hoje veste a camisa do Goiás na Série B do Brasileiro;
Árbitro Margarida – conhecido como árbitro-show, o ex-aspirante à Fifa promete roubar a cena com sua irreverência ao apitar;
Paulo Baier – maior artilheiro da era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, com 106 gols;
Luis Mário – ex-atacante do Grêmio. Participou decisivamente da campanha do título da Copa do Brasil de 2001, com dois gols no primeiro jogo da decisão;
Everton Giovanella – atual presidente do Lajeadense, teve destaque pelo Celta de Vigo, da Espanha;
Patrício – lateral-direito de destaque no Grêmio entre 2005 e 2007.

Texto: Artur Dullius