Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Os benefícios do acompanhamento na prática de exercícios físicos

Postado em 19/01/2018 11h04min e atualizado em 19/01/2018 11h09min

Por Redação

Os exercícios físicos trazem diversos benefícios para quem os pratica, como melhorias na saúde, no condicionamento e ajuda no alcance de objetivos estéticos, como o delineamento do corpo. É a melhor forma para se combater a chamada “doença do século”, como ficou conhecido o sedentarismo. Atividades como corrida, musculação, pilates, entre outras, são cada vez mais buscadas nas academias.

Hoje em dia, pelos estudos terem demonstrado a importância, as pessoas estão realizando mais exercícios físicos. Há também a questão de que a população está vivendo mais e quer viver com mais qualidade
Janine Giovanella, professora de Educação Física na Univates

Porém, a prática incorreta de um exercício, em vez de ajudar, pode causar fadiga muscular e lesões. Vários aspectos devem ser considerados ao se fazer uma atividade física, como a carga de exercício empregada, a quantidade de repetições, a frequência, o equilíbrio muscular, relação de atividade física e descanso, além da nutrição adequada. Como cada pessoa tem características e necessidades diferentes, é essencial o acompanhamento de um profissional para que o exercício não se torne uma “dor de cabeça” — para não dizer em outra parte do corpo.

Artur Dullius

“Eu tenho muito medo de atividades que as pessoas fazem sem ter o hábito”, ressalta Janine, referindo-se a pessoas que não fazem exercícios regulares. “Existe toda uma adaptação fisiológica que o corpo necessita para fazer um exercício.” Conforme ela, com o acompanhamento profissional, é possível traçar estratégias de exercícios para atingir os objetivos de forma segura e saudável, de acordo com cada aluno.

Por exemplo, alguém que pretenda emagrecer por motivos estéticos: se fizer uma atividade muito leve não terá resultados satisfatórios; por outro lado, se fizer algo muito pesado, corre o risco de sofrer lesões e ter que interromper a atividade por um tempo. “O olhar de um profissional aponta qual exercício o aluno deve fazer, ou se aquela atividade a pessoa ainda não deve fazer porque precisa de alguma atividade de reforço antes”, explica Janine.

A professora aponta três fatores importantes para se conseguir bons resultados na prática de atividades físicas: equipamentos e condições adequados para o exercício, alimentação e reposição de líquidos equilibradas e recuperação física — dar tempo para que o grupamento muscular trabalhado se recupere.

De acordo com Janine, também deve ser observada a questão postural na atividade física. “Se a pessoa tiver uma alteração de postura, não vai desempenhar o exercício da forma correta e ela não vai ter a noção de se corrigir, e é aí que entra o olhar do profissional”, ressalta. Por isso, ela indica prudência para não “atropelar estágios” na evolução dos treinamentos e elencar trabalhos específicos para cada caso — sem “fórmulas prontas” aplicadas como se todos tivessem rendimentos iguais.

Saiba mais

Academia, pilates, treinamento funcional, piscina para natação e pista atlética são algumas das opções de atividades físicas que a comunidade regional pode praticar na Univates. Todas as atividades desempenhadas no Complexo Esportivo da Instituição contam com o acompanhamento de profissionais da área. Antes de começar a rotina de exercícios, uma avaliação médica e física é solicitada. O objetivo é identificar a melhor forma de trabalho com o aluno.

Mais informações podem ser consultadas no site www.univates.br/esporte-e-saude.