O evento

A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde – Cures iniciou suas atividades em 2011. A Cures é uma clínica-escola que busca contribuir com o processo de formação de profissionais de saúde mais comprometidos com o Sistema Único de Saúde e com as necessidades da rede locorregional, com a qualificação para o trabalho em equipe, constituindo redes de cuidado humanizado, integral e intersetorial na atenção às necessidades de saúde dos usuários. A vivência local de clínica-escola procura colocar em andamento uma chance de experimentação, no sentido de que há um espaço em que esse aprendizado pode ocorrer e, ao mesmo tempo, implementar mudanças nos processos de trabalho e de cuidado em saúde.

As ações e a articulação entre os serviços têm sido pautadas por abordagem inter/transdisciplinar. Atualmente, as ações da Cures são desenvolvidas por estudantes e estagiários dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia, com a participação e supervisão de docentes desses cursos, integrando ensino, pesquisa e extensão.

O Seminário de Práticas em Educação e Saúde vem sendo realizado desde a criação da Cures e o Simpósio da Cures no ano de 2012, com o apoio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Os eventos são promovidos anualmente, como espaços de problematização de temas transversais às práticas e ações de cuidado em saúde, e oportunizam analisar os desafios e perspectivas do serviço-escola como espaço de formação em saúde, avaliar o processo de interação ensino-serviço e seus efeitos buscando a qualificação do processo de planejamento e implementação das ações de cuidado. Esse é também um dos espaços para divulgar as ações e a proposta do serviço-escola como um campo de formação em saúde, baseado nos princípios da educação permanente em saúde, comprometido com a rede locorregional e com integralidade da atenção à saúde.

O V Simpósio da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde – CURES e VI Seminário de Práticas em Educação e Saúde, que este ano terá como tema “Redes de Atenção e Cuidado em Educação e Saúde” e será realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2016, é um momento de avaliação dos nossos processos de trabalho e formação em saúde, em um constante propor, experimentar, avaliar, promover, fomentar novos movimentos, convivendo com as incertezas e com a invenção de novos modos de promover o cuidado.

As atividades versam sobre diversos temas e com abordagens de profissionais de diferentes áreas da saúde e da educação em saúde, por meio de conferências, mesas-redondas, rodas de conversa e oficinas.

REALIZAÇÃO

APOIO INSTITUCIONAL

Governo de Lajeado/SESA e STHAS
Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal da Saúde de Arroio do Meio/RS