O evento

A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde – Cures iniciou suas atividades em 2011. A Cures é uma clínica-escola que busca contribuir com o processo de formação de profissionais de saúde comprometidos com o Sistema Único de Saúde, com as necessidades da rede locorregional e com a qualificação para o trabalho em equipe. Para que isso seja possível as ações e a articulação entre os serviços têm sido pautadas por abordagem interdisciplinar constituindo redes de cuidado humanizado, integral e intersetorial na atenção às necessidades de saúde dos usuários. Atualmente, as ações da Cures são desenvolvidas por estudantes e estagiários dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

O Seminário de Práticas em Educação e Saúde vem sendo realizado desde a criação da Cures com o apoio da Área de Ciências da Vida - CV da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O evento é promovido anualmente, como espaços de problematização de temas transversais às práticas e ações de cuidado em saúde, e oportunizam analisar os desafios e perspectivas do serviço-escola como espaço de formação em saúde, avaliar o processo de interação ensino-serviço e seus efeitos buscando a qualificação do processo de planejamento e implementação das ações de cuidado. Esse é também um dos espaços para divulgar as ações e a proposta do serviço-escola como um campo de formação em saúde, baseado nos princípios da educação permanente em saúde, comprometido com a rede locorregional e com integralidade da atenção à saúde.

O X Seminário de Práticas em Educação e Saúde, que este ano terá como tema “10 anos de CURES, da construção aos dias atuais” e será realizado nos dias 17 de setembro, 29 de outubro, 26 de novembro e 10 de dezembro, é um momento de avaliação dos nossos processos de trabalho e formação em saúde, em um constante propor, experimentar, avaliar, promover, fomentar novos movimentos, convivendo com as incertezas e com a invenção de novos modos de promover o cuidado.

REALIZAÇÃO