CURSO

A Convivência de Bebês em Espaços Coletivos de Educação Infantil - 8ª Edição

A Convivência de Bebês em Espaços Coletivos de Educação Infantil - 8ª Edição

DATA(S)

16 e 17 de Março/18
06 e 07 de Abril/18
25 e 26 de Maio/18
08 e 09 de Junho/18

HORÁRIO

Sextas-feiras, das 19h às 22h20min
Sábados, das 8h30min às 11h50min

CARGA HORÁRIA

40 horas-aula (32 horas-aula presenciais e 8 horas-aula à distância)

LOCAL

Univates - Lajeado/RS

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser realizadas, até 08 de março de 2018 (ou enquanto houver vagas), no Núcleo de Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1, ou pelo campo abaixo.

INSCRIÇÃO ON-LINE

OBJETIVO(S)

Refletir sobre a prática pedagógica dos profissionais da Educação Infantil que atuam com bebês de 0 a 3 anos, buscando compreendê-la a partir de uma pedagogia da infância, problematizando as especificidades da proposta pedagógica para esta faixa etária.

PÚBLICO(S)

Educadores que atuam na Educação Infantil (professores, monitores, recreacionistas, auxiliares), estudantes do Curso Normal, Graduação e Pós-Graduação, demais professores interessados.

CONTEÚDOS

A educação de bebês em espaços coletivos e a organização do planejamento:
- as representações de infância e sua institucionalização; as creches e sua trajetória histórica; as propostas educativas voltadas à educação de bebês em espaços coletivos e suas especificidades; reflexões sobre a docência com bebês; o planejamento e a documentação das situações de aprendizagens voltadas aos bebês.

O brincar e as rotinas dos bebês na escola: brincar dos bebês:
- reflexões sobre ludicidade; organização do tempo e do espaço voltado às especificidades da faixa etária de 0 a 3 anos; como pensar os momentos de sono, higiene e alimentação, em uma rotina flexível.

Desenvolvendo a linguagem da arte com e para bebês:
- vivenciar situações práticas com caráter criativo e expressivo, aplicadas às propostas que atendam às necessidades do cotidiano escolar na educação infantil, proporcionando o contato com materiais diversificados identificados como ferramentas pedagógicas para desenvolver a linguagem da arte desde os primeiros anos.

Contribuições da estimulação precoce no desenvolvimento dos bebês:
- compreensão sobre o significado da estimulação precoce e sua importância no desenvolvimento dos bebês; formas de intervenção nas diferentes áreas do desenvolvimento infantil: motora, afetiva, cognitiva e linguagem; a importância das ações docentes cotidianas na rotina dos bebês e a relação com estimulação precoce.

DOCENTE(S)

Cláudia Inês Horn - mestra e doutora em Educação
Daiane Horn - mestra em ensino
Elisete Mallmann - mestra e doutoranda em Educação
Luciane Abreu - mestra em Educação

VAGAS

Mínimo:  12       Máximo: 30

INVESTIMENTO

Quatro parcelas de R$ 142,50, por boletos bancários ou cartão de crédito. Estudantes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação e diplomados de graduação da Univates recebem 10% de desconto.

INFORMAÇÕES

Núcleo de Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1 da Univates, pelos telefones (51) 3714-7011 ou (51) 3714-7000, ramais 5662 ou 5663, ou pelo e-mail educacaocontinuada@univates.br.