Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente inicia nesta segunda

Postado em 28/03/2014 16h06min

Por Nicole Morás

A Univates realiza, de 31 de março e 2 de abril, o IV Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (Sisa), o III Seminário de Educação Permanente em Saúde e a X Semana Interdisciplinar de Saúde. O tema desta edição será “Inovações Tecnológicas e Cuidados em Saúde e Ambiente”. As inscrições para ouvintes podem ser realizada até o próximo domingo, 30 de março, em www.univates.br/eventos.

A programação ocorre no auditório do Prédio 7 do câmpus Lajeado (Rua Avelino Tallini, 171) e será composta por rodas de conversa, mesas redondas e palestras. Na segunda-feira, dia 31 de março, das 8h20min às 9h45min, ocorre uma roda de conversa com trabalhos selecionados. Em seguida, será realizada a mesa redonda “Educação Permanente”, com a doutora Simone Dalbosco. Já no turno da noite, das 19h10min às 20h45min, o doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Rapahel Maciel da Silva Caballero falará sobre tecnologias do cuidado.

Já a programação da terça-feira, dia 1º de abril, será composta por rodas de conversa e uma mesa redonda sobre Saúde e Ambiente, mediada pela doutora Magali Grave. A partir das 19h10min, ocorre a palestra “Relações Sociais nas Situações de Adoecimento Crônico Rural: expressões de cuidado e sofrimento na perspectiva da dádiva”, com a doutora em Desenvolvimento Rural pela UFRGS Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz.

Após a última roda de conversa, no dia 2 de abril, terá início às 10h a Mesa Redonda “Tecnologias do Cuidado em Saúde”, com o doutor Luis César de Castro. A palestra de encerramento do evento tem início às 19h10min com a doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Clélia Akiko Hiruma, sobre “Plantas Medicinais: uma abordagem multidisciplinar”.
Durante todo o evento haverá ainda a exposição fotográfica “Abordagem Interdisciplinar: paisagens, pessoas e vidas rurais na Região Sudeste Rio-Grandense”, da Phd Tatiana Engel Gerhardt. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo e-mail sisa@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Palestras, rodas de conversa e mesa redonda integram a programação

Tuane Eggers