Doutorando em Psicologia Social ministra palestra e oficina

Postado em 30/05/2014 11h31min

Por Nathália Braga

O tema “Drogas, Mídia e Ideologia” guiou a explanação do doutorando em Psicologia Social pela Ufrgs Moisés Romanini na manhã desta sexta-feira, dia 30, na Univates. Estudantes dos cursos de Psicologia e Direito, docentes e profissionais da área acompanharam os relatos do palestrante, ocorridos no auditório do Prédio 3.

Romanini iniciou a palestra contando sobre suas experiências e seu contato com Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas, enquanto cursava a graduação em Psicologia pela UFSM. Ele defende que falar sobre drogas continua difícil devido ao campo de disputas políticas e ideológicas entorno do tema. “E ainda é um tabu”, complementa.

Em relação à mídia, o doutorando analisou criticamente as reportagens do jornal Zero Hora, integrantes da série “A Epidemia do Crack”. A partir disso, elaborou o trabalho “Estratégias ideológicas no discurso do jornal Zero Hora sobre a 'epidemia do crack'”. Junto à pesquisa, Romanini abordou questões sobre o estereótipo, estigmas e preconceitos em relação aos usuários de drogas.

Coordenado pela docente do curso de Psicologia da Univates Priscila Pavan Detoni, o evento segue à tarde, a partir das 13h30min, na sala 306 do Prédio 7, com a oficina Drogas e Legislação. As atividades objetivam abordar o uso de drogas na sociedade atual e também as formas por meio das quais as políticas públicas se organizam para dar conta da problemática, por meio de uma proposta de redução de danos ou da judicialização das vidas dos usuários e suas repercussões legais.

Texto: Nathália Braga