Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mais uma doutora integra equipe de docentes de Psicologia

Postado em 26/06/2014 08h33min

Por Tuane Eggers

No mês de junho, mais uma professora do curso de Psicologia da Univates obteve título de doutorado. A docente Flávia Wagner apresentou sua tese no dia 5 de junho, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufrgs.

Sua pesquisa intitulada “Funções executivas e estrutura de sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em duas culturas distintas” reuniu evidências de que a organização dos sintomas e o padrão de déficits neuropsicológicos de crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são similares nos Estados Unidos e no Brasil. “O estudo da influência de aspectos culturais na expressão de transtornos psiquiátricos é crucial para a validação transcultural desses diagnósticos”, explica Flávia.

De acordo com a docente, essa questão é especialmente importante para o TDAH, tendo em vista os questionamentos acerca da possibilidade de esses sintomas estarem relacionados a aspectos da cultural atual, particularmente à cultura ocidental. “O melhor entendimento do TDAH poderá influenciar de forma significativa a compreensão desse transtorno por parte de toda a sociedade, melhorando o acesso ao tratamento para pacientes e evitando custos financeiros, sociais e de qualidade de vida”, completa Flávia.

 

 

Texto: Tuane Eggers

Divulgação

Notícias Relacionadas