Univates sedia debate sobre regulamento do Forpibid

Postado em 21/07/2014 17h23min

Por Nathália Braga

Representantes de 21 Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) participaram de um encontro, na tarde desta segunda-feira, dia 21 de julho, na Univates. Eles se reuniram para discutir o regulamento do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid).

Após a recepção da pró-reitora de Ensino Adjunta da Univates, professora Daiani Clesnei da Rosa, a coordenadora do Pibid Univates, Cristiane Antonia Hauschild, iniciou a atividade com a leitura do regulamento. Além de debater sobre o tema, que está em discussão nos encontros em diversas regiões do estado, os participantes também abordaram a representação do Pibid no Rio Grande do Sul.

Entre os presentes, estiveram representantes das instituições Faculdade EST, Faculdade Integrada de Taquara, Faculdade Palotina, Rede Metodista de Educação do Sul IPA, Instituto Superior de Educação Ivoti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Federal Farroupilha, Universidade Federal de Santa Maria, Centro Universitário Franciscano, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Centro Universitário La Salle, Universidade Federal do Pampa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade de Passo Fundo, Universidade da Região da Campanha, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, além da Univates.

Encontro nacional ocorre em dezembro

O V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid serão realizados de 8 a 12 de dezembro de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal/RN.

Os eventos têm concepção multidisciplinar, orientando-se pela reflexão sobre os rumos dados à formação inicial e continuada de professores em diferentes áreas de conhecimento. Esta edição está ancorada no tema “Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes”.

O objetivo é possibilitar a exposição e o diálogo entre trabalhos que contemplem os seguintes subtemas: a relação entre pesquisa e ensino; a avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; a identidade, carreira e valorização dos professores; as novas demandas curriculares; a educação na relação com as culturas populares; as linguagens, tecnologias e os valores na perspectiva da formação humana emancipatória; a educação no âmbito da diversidade; a violência e a indisciplina na escola.

Conheça o Pibid

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Texto: Nathália Braga

Nathália Braga

Coordenadora do Pibid Univates, Cristiane Antonia Hauschild (E) e pró-reitora adjunta de Ensino da Univates, Daiani Clesnei da Rosa

Univates recebeu representantes de 21 instituições em evento do Pibid