Mês acadêmico de Psicologia da Univates inicia com relatos de experiências

Postado em 12/08/2014 10h39min

Por Tuane Eggers

Na manhã desta terça-feira, dia 12, a Univates deu início ao mês acadêmico do curso de Psicologia. A programação, que prossegue até o mês de setembro, aborda o tema “Os caminhos do fazer psicológico”. O primeiro evento contou com relatos de experiências nos estágios do curso.

Na atividade, coordenada pela professora Gisele Dhein, foram compartilhados relatos de estágios em locais como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto-Juvenil, o CAPS Adulto, o CAPS Álcool e Drogas (AD) e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). Os acadêmicos falaram sobre as atividades desenvolvidas nesses ambientes e sobre as equipes de trabalho envolvidas em cada um deles.

Além disso, os estudantes abordaram as características de cada local, falando sobre as pessoas atendidas e sobre as oficinas e outras atividades nas quais os estudantes podem se inserir durante o estágio. A importância do trabalho em equipe, do trabalho em rede e os desafios enfrentados por alguns desses locais também foram temas dos relatos.

No dia 20 de agosto, o assunto abordado será “Intervenções motivacionais para usuários de cocaína e de crack”, ministrado pela doutora Viviane Rodrigues. O evento ocorre, no auditório do Prédio 7, a partir das 13h30min. No dia 27 de agosto, a partir das 10h, o conteúdo da atividade será “Caminhos do fazer psicólogo”, ministrado por Alessandra Miron e Lucio Garcia, do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS). O evento será realizado na sala 301 e no auditório do Prédio 7.

Já no mês de setembro, no dia 5, ocorrerá atividade sobre “A trajetória profissional como componente de uma tese: problematização e proposição de mudança”, ministrada pela professora Olinda Saldanha. O tema será abordado, a partir das 8h30min, no auditório do Prédio 7.

Finalizando a programação, no dia 15 de setembro, será realizado evento sobre “Os caminhos de quem já concluiu a graduação: formação em Psicologia”, ministrado por Ari Künzel, Bruna Wendt, Denise Cyrne, Erica Franceschini, Kátia Tedeschi e Francine Bottoni. A atividade ocorre, a partir das 8h30min, no auditório do Prédio 7.

A programação é gratuita e aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/eventos. Detalhes podem ser obtidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5537.

Texto: Tuane Eggers

Coordenada pela professora Gisele Dhein, a atividade contou com relatos de experiências em estágios acadêmicos