Estudantes vivenciam atuação do psicólogo escolar

Postado em 30/09/2014 10h50min

Por Tuane Eggers

Repensar e vivenciar a atuação do psicólogo escolar. Essa é a proposta da disciplina de Psicologia e Instituições Escolares II, do curso de Psicologia da Univates, que teve as atividades do semestre apresentadas na manhã desta terça-feira, dia 30, aos alunos das escolas estaduais São João Bosco e Irmã Branca, de Lajeado, nas quais foram desenvolvidas as ações desde o mês de agosto.

Enquanto parte dos acadêmicos apresentou suas ações no próprio ambiente da escola Irmã Branca, alguns dos alunos da escola São João Bosco se deslocaram até a Univates para ouvirem a apresentação e participarem da avaliação final, juntamente com os acadêmicos da disciplina. Foram atendidas seis turmas de 6º a 8º ano – três turmas em cada escola – e também uma turma de professores.

As intervenções realizadas nas escolas foram pensadas pelos próprios acadêmicos, em uma atividade que teve início na disciplina anterior – Psicologia e Instituições Escolares I. Ministrada pela professora Suzana Feldens Schwertner, a disciplina busca proporcionar a primeira prática no curso de Psicologia, com o objetivo de pensar diversas relações entre alunos, professores, pais e a própria sociedade que envolve a escola. “É um espaço para os alunos se reinventarem e pensarem essa atuação como psicólogo escolar”, explica.

Antes das apresentações dos acadêmicos, a professora lembrou os alunos das escolas participantes que, nessa atividade, eles é que foram os verdadeiros professores. “Talvez vocês nem tenham percebido isso, mas eles é que foram alunos de vocês, pois foram eles que aprenderam muito com esses encontros”, destacou Suzana.

Entre os trabalhos apresentados pelos acadêmicos, estiveram atividades como uma gincana, a elaboração de uma maquete e dinâmicas de grupo, além de uma ação realizada com quatro professores. Em suas explanações, os acadêmicos relataram o momento de elaboração da proposta e contaram como foi colocar a ideia em prática com os alunos. Eles ressaltaram o aprendizado obtido com a experiência e agradeceram a abertura da escola.

Um dos professores presentes, Jeferson Eduardo dos Santos, agradeceu a realização da atividade na escola e disse que percebeu que as ações realmente marcaram os alunos. “Se no ano que vem vocês tiverem a oportunidade de voltar lá, estaremos de portas abertas para recebê-los. Foi muito legal podermos conversar também”, salientou ele.

A professora Ane Gomarte Schmidt acrescentou que, muitas vezes, os docentes falam sobre os alunos mas não repensam suas próprias práticas. “Acho que, às vezes, a gente também não dá espaço para eles falarem, para expressarem o que estão sentindo. Nesse sentido, é importante repensar nossas práticas e relações também”, complementou ela. Uma das alunas participantes – Natália César, do 8º ano – também manifestou sua satisfação com a atividade. “Gostei muito e quero participar mais uma vez”, ressaltou.

Este é o quarto ano de parceria com a escola São João Bosco. O momento de apresentação das ações desenvolvidas finalizou as atividades da disciplina neste semestre.

Texto: Tuane Eggers

Estudantes apresentaram ações desenvolvidas com alunos e professores da escola São João Bosco, de Lajeado