Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Presidente da Associação Brasileira de Educação Médica palestra para professores

Postado em 17/10/2014 16h54min

Por Tamara Bischoff

Na última quinta-feira, dia 16, a Univates recebeu a presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), professora e médica Jadete Barbosa Lampert. No início da tarde, ela palestrou para os docentes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) sobre o tema “Desafios na formação dos profissionais da área da saúde no Brasil”.

Na abertura do encontro, a pró-reitoria de Ensino, Luciana de Carvalho Fernandes, agradeceu a presença dos professores e destacou que a formação na área da saúde passa por várias transformações. “Nesse sentido, é bom conversar para nos prepararmos sempre mais para as mudanças”, afirmou, acrescentando a importância de reforçar questões interdisciplinares e de atendimento integrado. “Momentos como este nos revigoram, nos fazem repensar e replanejar”, ressaltou.

Para provocar a reflexão, Jadete iniciou sua explanação fazendo alguns questionamentos: como dar conta de formar profissionais para atender esta enorme demanda? O que fazemos enquanto formadores? Como alguém se torna profissional? Como uma ciência trabalha com a outra? Conforme a palestrante, temos uma forte tendência s repetir modelos. “Mas precisamos ser críticos, questionar”, observou, acrescentando que o sistema de educação e os prestadores de serviço precisam de interação recíproca.

A presidente da ABEM apresentou um breve relato histórico de acontecimentos que marcaram a área no país, e afirmou que todo avanço científico e tecnológico deve servir para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas. “Nossa clientela não é mais o doente. É todo ser humano, da sua concepção à morte”, destacou ela, frisando que os avanços abrem novas demandas de diagnóstico preventivo.

Jadete disse também que o modelo de ensinar no século XXI não pode repetir o de antigamente. “Temos que ser críticos dentro de nossas condições e levando em consideração a nossa cultura”, enfatizou.

No fim da tarde, a palestrante participou da reunião do Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina.

 

Texto: Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Presidente da ABEM, Jadete Barbosa Lampert, palestrou para professores

Tamara Bischoff

Notícias Relacionadas