Após palestra musicada sobre inovação, 8º CCTEC segue com mais de cem atividades

Postado em 20/10/2014 22h04min

Por Nicole Morás

Com o tema [Re] Pensar, [Re] Discutir, teve início, nesta segunda-feira, dia 20, no Centro Cultural Univates, o 8º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari, o CCTEC. O evento tem por objetivo integrar atividades de ensino, pesquisa, extensão e aplicações tecnológicas.

O evento oferece aos participantes um rico espaço para a troca de ideias, saberes e experiências, e também espaço para divulgação de pesquisas e aplicações inovadoras que estejam sendo desenvolvidas, bem como os problemas e soluções, iniciativas de sucesso e aplicações ligados à área. A programação conta com mais de cem atividades voltadas a estudantes da Instituição, como também para alunos da Educação Básica, empresários e diplomados, que já somam mais de 1600 inscritos.

Na abertura do evento, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates, Mouriac Halen Diemer, afirmou que não há país que não tenha se desenvolvido sem investir em ciência e tecnologia. Segundo ele, a Instituição acredita que a formação integral vai além dos conhecimentos técnicos. “É preciso rediscutir o papel da ciência, o que fazemos no nosso dia a dia”, disse. Diemer acrescentou ainda que o evento garante formação continuada aos diplomados, bem como a oportunidade de os estudantes trabalharem outras habilidades, como criatividade e liderança.

A pró-reitora interina de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, Maria Madalena Dullius, destacou as atividades do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, o Tecnovates. Segundo ela, é necessário um engajamento conjunto dos mais diversos setores em prol da divulgação científica. Maria Madalena afirmou ainda que o 8º CCTEC integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sendo uma das 560 instituições participantes, e a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

Já a secretária adjunta da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, Ghissia Hauser afirmou ser um orgulho ver como cada real investido na Univates traz prosperidade para a região. “O Tecnovates tem se tornado referência em uma rede que integra 15 parques tecnológicos no Rio Grande do Sul. Nos parques é onde a pesquisa e o estudo têm espaço para se tornarem inovação”, declarou.

Após os pronunciamentos, o congresso teve início com o music talk show “Inovação: a arte de fazer mais com menos”, com Tiago Razera, Gabriel Grasel e Gustavo Becker. No palco, um estudante de engenharia elétrica, um administrador e um mestre em administração fizeram um pot-pourri de clássicos do rock'n roll, tocando desde Pink Floyd a Beatles. “Estamos aqui não só para tocar, vamos linkar experiência, case de mercado e música”, explicou Becker.

Citando as bandas Beach Boys e Beatles, o trio afirmou que a segunda inovou  ao adicionar instrumentos variados a uma música de rock, tocando Yesterday como exemplo. “Essa é a música mais tocada e regravada da banda, com um faturamento de U$ 32 milhões”, afirmou Grasel. Eles explicaram ainda que os Beatles inovaram ao gravarem suas próprias composições. “Antes deles, havia compositores, agentes, artistas e gravadoras. O que os Beatles fizeram pode ser considerado o que se diz em marketing como verticalização”, explicaram.

Relacionando o assunto ao ramo empresarial, os palestrantes citaram o caso da empresa Faber Castell, que implantou um processo parecido ao inovar produzindo as árvores que utiliza na produção de lápis. “A inovação não precisa ser uma quebra, um ruptura ou um produto, pode ser um processo”, afirmaram.

O 8º CCTEC continua até o próximo sábado, dia 25 de outubro, com atividades para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Exatas, Química Industrial, Redes de Computadores, Sistemas de Informação e todas as Engenharias. A programação completa pode ser conferida no site do evento em www.univates.br/cctec.

Outros eventos
A programação do 8º CCTEC contempla mais de cem atividades, entre elas, o IX Workshop de Engenharia e Tecnologia – WET, o Technology Day, a III Semana Acadêmica da Computação e Informática, a V Semana Acadêmica da Química e de Alimentos, a VI Olimpíada de Informática, o XV Workshop de Alimentos, a IV Feira de Ciências, a X Semana Acadêmica das Engenharias, o VII Seminário de Andamento dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Engenharia e Bacharelado em Sistemas de Informação, além de diversos minicursos e campeonato de futebol.

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás

Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates, Mouriac Halen Diemer

Nicole Morás