Cine Psiquiatria debate “Precisamos Falar Sobre o Kevin”

Postado em 23/10/2014 14h10min

Por -

O Cine Psiquiatria promoveu, na noite da última quarta-feira, dia 22, exibição do filme “Precisamos Falar sobre o Kevin" (2011), seguida de debate conduzido pelo psicanalista Sérgio Pezzi. A atividade ocorreu no auditório do Prédio 9 da Univates e foi coordenada pelo psiquiatra Rafael Moreno Ferro de Araújo.

Dirigido por Lynne Ramsay e adaptado do romance homônimo de Lionel Shriver, “Precisamos falar sobre o Kevin” conta a história de um menino que, aos 16 anos, comete uma chacina em sua escola, trazendo ao espectador toda a profundidade da história deste adolescente.

No início da discussão, Sérgio Pezzi lançou uma provocação ao público, questionando o que Kevin estaria representando e o que estaria a nos dizer. Fazendo referências a cenas do filme e a trechos do livro, ele afirmou que a cultura nos oportuniza menos sofrimento frente aos males do meio e aos males do corpo, mas enseja outra fonte de sofrimento, ainda mais cruel: a relação com o outro. “O Estado e a família são hipossuficientes frente a tamanho sofrimento, e essas instituições podem produzir ainda mais sofrimento, o que nos leva a buscar outros métodos, como o isolamento, a drogadição, as neuroses, as perversões”, acrescentou.

Utilizando-se de autores como Sigmund Freud, Jacques Lacan e Elisabeth Roudinesco, o psicanalista fez uma breve explicação de como nos constituímos psiquicamente, segundo a psicanálise. “Nos constituímos na linguagem e pela linguagem”, disse, abordando as diferentes defesas das quais as crianças lançam mão para lidar com a angústia de castração, que podem ser neuróticas, psicóticas ou perversas.

O filme nos escandaliza porque traz um gozo ilimitado”, observou, acrescentando que a transgressão sempre nos fascina e que, se de um lado a repelimos, de outro, nos encantamos. “Será que a nossa sociedade não está ficando perversa?”, questionou Pezzi, frisando que a obra em debate escancara muito do que está presente em nosso dia a dia.

O Cine Psiquiatria é realizado pelo Curso de Medicina da Univates com o apoio da Clínica de Psiquiatria Avançada. A próxima edição deve ocorrer no início do ano letivo de 2015. Mais informações pelo telefone (51) 3714 7000, ramal 5589.

Tamara Bischoff

Psicólogo Sérgio Pezzi conduziu discussão sobre o filme