Univates recebe visita de crianças, adolescentes e professores da Slan

Postado em 06/11/2014 18h23min

Por Tuane Eggers

Na manhã desta quinta-feira, dia 6, cerca de 200 crianças, adolescentes e professores da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) – unidade Centro - e do Lar da Menina visitaram a Univates. Por meio de uma parceria com o curso de Psicologia, foram realizadas, durante o semestre, diversas atividades de intervenção dos estudantes da disciplina de Processos Grupais II, ministradas pelas professoras Ana Lúcia Bender Pereira e Grace Tanikado.

Após assistirem a alguns vídeos de curta-metragem no Teatro do Centro Cultural, o grupo visitou locais como a Biblioteca, a TV Univates, o Complexo Esportivo, o Museu de Ciências Naturais, a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde e a Brinquedoteca. O objetivo das disciplinas de Processos Grupais do curso de Psicologia é estudar e problematizar a instituição grupo, incentivando análise e criação, a partir do conceito de grupo como dispositivo, em diferentes intervenções, além de coordenar e manejar os processos grupais respeitando as diferenças individuais e socioculturais.

De acordo com a professora Ana Lúcia, a Slan procurou a Univates para firmar parcerias com os cursos da área da saúde – Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Psicologia. “No curso de Psicologia, visualizamos a possibilidade de realizar essas intervenções em grupos com crianças e adolescentes, reunindo a teoria e a prática, trabalhando com a demanda da Instituição e dos componentes dos grupos”, ressalta.

Texto: Tuane Eggers