Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alternativa de energia limpa para o setor automotivo será tema de palestra

Postado em 20/11/2014 17h01min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre uma nova alternativa de energia limpa para o setor automotivo, a Univates promove palestra, na próxima quinta-feira, dia 27, sobre GNVerde. A atividade ocorre, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 20 – Tecnovates.

O evento será conduzido pelo diretor da usina de compostagem da empresa Ecocitrus, o geólogo Albari Gelson Pedroso. O palestrante é responsável pelo trabalho que está sendo desenvolvido por meio do Convênio Sulgás-Univates. Além disso, o professor Odorico Konrad, juntamente com o grupo envolvido com o projeto na Instituição, também será ministrante da palestra.

Durante a atividade, será realizada explanação sobre a obtenção do biometano e os projetos existentes para sua utilização em veículos automotores, com apresentação de testes que estão em andamento envolvendo o gás, a ser utilizado no setor automotivo como forma de energia limpa. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5294.

 

Saiba mais sobre GNVerde

A parceria entre a Univates e a Sulgás busca pesquisar as propriedades do gás biometano e seu comportamento em veículos automotores, visando a realizar análises técnicas e físico-químicas, além da qualificação e quantificação dos dados referentes a economia, emissão de gases para o meio ambiente, eficiência, desempenho e durabilidade.

A produção desse gás tem como base a biomassa (decomposição de produtos orgânicos) – que é justamente uma das pontas do Consórcio Verde Brasil, composto pelas empresas Ecocitrus, Sulgás e Naturovos. A produção desse produto é uma mudança de rota no uso da biomassa dos resíduos agroindustriais de mais de 150 empresas no Rio Grande do Sul.

 

Texto: Tuane Eggers

Palestra abordará a obtenção do biometano e os projetos existentes para sua utilização em veículos automotores

Tuane Eggers

Palestra abordará a obtenção do biometano e os projetos existentes para sua utilização em veículos automotores

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas