Roda de conversa debate experiências de estágio na área da Saúde

Postado em 28/11/2014 17h31min

Por Nathália Braga

Acadêmicos, docentes, supervisores de estágio e profissionais da área da Saúde se reuniram, na tarde desta sexta-feira, dia 28, no auditório do Prédio 11, para debater sobre as atividades desenvolvidas nos estágios realizados por alunos da Univates nos diversos serviços que compõem a rede de atendimento do município.

Sob coordenação da docente Lydia Christmann Espindola Koetz, a roda de conversa “Integração ensino-serviço: relatos de experiências dos cursos de graduação da área da Saúde na rede municipal de Lajeado” contou com a presença do secretário municipal de saúde e professor da Univates, Glademir Schwingel. Ele explicou o funcionamento dos atendimentos nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (EsF), bem como as áreas geográficas de abrangência de cada local e os serviços oferecidos pelas EsFs.

Atualmente, estudantes da Univates estagiam em locais como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto, Caps Infanto-Juvenil, Caps Álcool e Drogas, Farmácia-Escola e Centro de Referência em Saúde da Mulher (bairro São Cristóvão). Lydia considera importante a inserção dos acadêmicos na futura área de atuação. “Eles precisam ter a prática para serem profissionais multifuncionais”, destaca.

Os cursos contemplados na atualidade são Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Farmácia. Para 2015, foi debatido o planejamento das atividades de estágios a serem desenvolvidas nos serviços da rede municipal para o primeiro semestre, e a inclusão do curso de Educação Física.

O certificado de participação é gratuito e, a partir de sete dias da realização do evento, pode ser impresso pelo site www.univates.br/eventos. Informações estão disponíveis pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5882.

Texto: Nathália Braga

Foram discutidas atividades desenvolvidas nos estágios dor alunos da Univates nos serviços que compõem a rede de atendimento do município

Nathália Lauxen Braga