Rondonistas da Univates desenvolvem atividades em Cajapió, no Maranhão

Postado em 21/01/2015 17h19min

Por Tiago Segabinazzi

Após dois dias de ambientação em São Luís, a equipe de estudantes da Univates que participa da Operação Jenipapo do Projeto Rondon 2015 está, desde a noite de domingo, dia 18, em Cajapió. A cidade maranhense também recebe o trabalho voluntário de um grupo da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Alojados em uma escola municipal, os vinte rondonistas realizam ações em conjunto, além do previsto no projeto.

O roteiro de atividades dos acadêmicos da Univates foi reorganizado a partir das demandas dos moradores e das circunstâncias encontradas no município. Até o final da semana, a equipe desenvolverá atividades na sede de Cajapió. Na próxima semana, durante o dia, as comunidades do interior serão visitadas, e à noite, serão oferecidas oficinas, novamente, na cidade.

Nos primeiros dias da estadia em Cajapió, que vai até o dia 3 de fevereiro, os alunos realizaram atividades para os interessados da comunidade, professores, alunos de Ensino Fundamental e Médio e funcionários da biblioteca e do hospital da cidade. Foram realizadas palestras sobre empreendedorismo, qualidade da água, ioga e artesanato.

Os alunos de Engenharia Ambiental Marildo Guerino e Fábio Secchi e a aluna de Ciências Biológicas Luana Salvi ministraram palestras sobre meio ambiente, compostagem, resíduos marítimos, plantas medicinais e saneamento básico. Foi construída uma horta comunitária em uma escola e ensinada a técnica de compostagem.

Nos dias 22 e 23, os estudantes da Univates se dividirão em dois grupos de quatro alunos e um professor: um deles visitará o Quilombo da Picadas e o outro permanecerá com atividades na cidade. Na comunidade quilombola, serão oferecidas orientações sobre hortas comunitárias, saneamento básico, empreendedorismo e cooperativismo, fertilidade e manejo do solo, comunicação e orientações sobre saúde. O retorno está previsto para o dia 3 de fevereiro.

Texto: Tiago Segabinazzi

Atividades são desenvolvidas com estudantes, professores, funcionários da biblioteca e do hospital da cidade, além da comunidade em geral