Cures envolve cerca de 80 estagiários para atividades do semestre

Postado em 06/03/2015 14h23min

Por Tuane Eggers

Mais um semestre de atividades da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) iniciou, na última semana, com a participação de cerca de 80 estagiários. O serviço envolve estudantes e professores dos cursos de Educação Física – bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia e Psicologia da Univates em uma proposta que visa a enfatizar a interdisciplinaridade e a integralidade da atenção.

Os atendimentos são realizados a partir dos convênios estabelecidos entre a Univates e as prefeituras de municípios da região do Vale do Taquari. No momento, os municípios conveniados são Lajeado, Estrela e Arroio do Meio. As ações de cuidado são planejadas e desenvolvidas em parceria com profissionais dos municípios, oportunizando, de modo simultâneo, o atendimento às pessoas, a qualificação dos trabalhadores da rede (saúde, educação, assistência social entre outras) e a formação dos estudantes.

Na primeira semana de atividades, os estagiários já foram integrados em equipes para participar do VER-Cures – Vivências e Estágio na Realidade da Cures. A ação contou com visitas guiadas aos serviços dos municípios conveniados, com o objetivo de oportunizar aos estudantes conhecer os profissionais das equipes da rede e o contexto dos usuários da Clínica.

Para a coordenadora da Cures, professora Olinda Saldanha, é clara a influência positiva que a experiência de estágio interdisciplinar tem proporcionado aos estudantes que passam pela Clínica. “Percebemos que as práticas diferenciadas da Cures influenciam também os profissionais dos municípios e até mesmo os professores, que inserem cada vez mais a interdisciplinaridade nas atividades dos cursos e nos debates em sala de aula”, ressalta.

Práticas e Educação em Saúde serão tema de evento

Está previsto para o mês de outubro o V Seminário de Práticas e Educação em Saúde e IV Simpósio da Cures. O evento contará com uma programação especial para comemorar os cinco anos de existência da Clínica. Detalhes sobre a atividade serão divulgados, nos próximos meses, no site da Univates.

Texto: Tuane Eggers

Equipe deste semestre envolve cerca de 80 estagiários