Mais um doutor integra quadro de professores

Postado em 25/03/2015 11h31min

Por Nicole Morás

O professor Tiago Weizenmann defendeu, na última segunda-feira, dia 23, sua tese de doutorado, intitulada “Sou como sabem...: Karl von Koseritz e a imprensa em Porto Alegre (1864-1890)”, no Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O trabalho foi aprovado com louvor e com recomendação para que seja publicado.

“Meu objetivo foi promover um estudo sobre um dos personagens mais abrangentes da história da imigração do Rio Grande do Sul, que chegou ao Brasil em 1851. Entre suas várias atividades, Karl von Koseritz foi destacado homem da imprensa de Língua Portuguesa e Alemã, literato, crítico, político na Assembleia Provincial e adepto às ideias científicas e racionalistas. Além disso, estabeleceu contato com diferentes frentes de atuação, fosse pela imprensa, pela maçonaria ou por movimentos culturais do Brasil e da Europa”, argumenta Weizenmann.

Conforme o professor, a importância do personagem estudado faz dele um dos intelectuais mais significativos do século XIX, tornando os jornais os principais instrumentos de divulgação ideológica. “Basta observar a quantidade de cidades de colonização alemã que tem como nome de rua 'Carlos von Koseritz', a exemplo de Lajeado e de Porto Alegre”, acrescenta ele. A tese de Weizenmann vai ao encontro das atividades que ele desenvolve na Univates, uma vez que o professor trabalha com História Imperial (século XIX), além de reforçar as concepções de pesquisa que ele acredita que devem acompanhar, obrigatoriamente, o trabalho docente no Ensino Superior.

Participaram da comissão examinadora o doutor René Ernaine Gertz, orientador da tese; Marçal de Menezes Paredes (PUCRS); Marcos Antonio Witt (Unisinos); Martin Norberto Dreher (Unisinos) e Rosane Marcia Neumann (UPF).

Texto: Nicole Morás