Formação pedagógica em debate

Postado em 26/03/2015 10h52min

Por Nicole Morás

Problematizar a formação pedagógica estratificada e ancorada em pressupostos normativos, criando passagem para a formação docente estético-artística e cultural, é o objetivo do I Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: experimentações curriculares. O evento ocorre nos próximos dias 9 e 10 de abril, realizado pela Univates, com participação de pesquisadores, como o doutor e livre-docente da Universidade de São Paulo Julio Groppa Aquino.

A programação terá início no dia 9 de abril com a IV Edição do Sarau Artístico-Literário Educação de Brinquedo, às 17h. Em seguida, Aquino ministrará a palestra Modos de escrita, modos de vida, às 19h, no auditório do Prédio 7. O primeiro dia de atividades será encerrado com apresentação da Banda Apóstrofes, em “Transatlântico, a Canção”, composta pelos professores doutores Gabriel Sausen Feil, Marcos da Rocha Oliveira e César André Luis Beras.

No dia 10 de abril, o painel de abertura Vidarbário: filosofia, educação e literatura terá participação da doutora Sandra Mara Corazza e do escritor Nilson Oliveira, na parte da manhã. No turno da tarde haverá apresentação nos grupos de trabalho dos resumos aceitos, conforme pode ser conferido em www.univates.br/seminarionomade/resumos-aprovados. O encerramento do seminário será com o painel Educação e cinema: problematizações sobre uma filosofia do olhar, do qual participam as doutoras Rosa Bueno Fischer e Fabiana de Amorim Marcello.

As inscrições para ouvintes podem ser realizadas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. O evento é uma realização do projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade, do curso de Pedagogia, do Centro de Ciências Humanas e Sociais e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas da Univates. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui pu pelo e-mail nomade@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Formação docente estético-artística e cultural é contemplada nos objetivos do evento

Ana Paula Vieira Labres