Univates marca presença na Expoagro/Afubra

Postado em 30/03/2015 11h31min

Por -

Entre os dias 24 e 26 de março, a equipe do Laboratório de Biorreatores esteve representando a Univates na 15ª edição da Feira Agrocomercial Expoagro/Afubra, realizada no município de Rio Pardo.

Na oportunidade, em conversa com os visitantes da feira (alunos, agricultores familiares e pesquisadores de outras instituições), divulgaram-se os trabalhos que vêm sendo realizados pelo laboratório com aplicabilidade nas propriedades rurais. As atividades ocorrem por meio da implantação e manejo de biodigestores, que, além de tratar resíduos orgânicos gerados nas propriedades (dejetos), podem também ofertar uma forma de energia alternativa, visando ao aproveitamento do biogás, resultante da decomposição da matéria orgânica nos biodigestores.

O coordenador do Laboratório de Biorreatores, professor Odorico Konrad, avalia como positiva a participação na feira, pela possibilidade de troca de conhecimentos com pessoas que podem aplicar a tecnologia alvo de pesquisa na Instituição. “Fazer pesquisa e extensão é isso: aproximar o conhecimento acadêmico daqueles que possam aplicá-lo e difundi-lo na prática, e isso é um desafio”, ressalta o professor.