Incubada da Univates é a vencedora do Prêmio Comung/BRDE

Postado em 08/04/2015 09h37min

Por Elise Bozzetto

Nesta quarta-feira, dia 08, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) divulgaram as empresas ganhadoras do Prêmio Comung/BRDE de Empreendedorismo em Empresas Incubadas – 2014. Esta é a primeira edição do concurso que tem como objetivo incentivar, reconhecer e prestigiar ações de empreendedorismo. Foram premiadas três empresas que desenvolvem iniciativas empreendedoras originais, inovadoras e com planos de negócio factíveis.

O projeto vencedor foi da Alvap Engenharia LTDA, incubada da Univates, de Lajeado, que recebe o valor de R$ 30 mil. A Alvap trabalha com processos de purificação e saneamento ambiental com base em ozônio. O ozônio é um gás altamente eficiente no combate às impurezas, mas sua utilização era muito limitada por se tratar de um gás instável. A empresa da Univates desenvolveu uma tecnologia que permite o manejo do ozônio na limpeza de frutas, purificação de água, entre outras utilizações na indústria e agricultura.

Em segundo lugar, a Cliever Indústria e Comércio de Produtos Tecnológicos S.A., incubada da PUCRS, de Porto Alegre, recebe R$ 20 mil como prêmio. Trabalhando com impressoras 3D, a Cliever desenvolveu uma máquina que amplia a usabilidade 3D para pequenas e médias empresas. A tecnologia tradicional, com máquinas de grandes dimensões e alto custo, implica em imobilização de um grande capital em sua aquisição, sendo  acessível apenas a grandes corporações. A Cliever reconfigurou a tecnologia oferecendo uma impressora menor, mas com a mesma excelência de qualidade, acessível a empresas de menor poder aquisitivo.

A SBPA Simuladores de vôo e informática, da Unisinos, São Leopoldo,  foi a terceira colocada no prêmio e recebe R$ 10 mil. Os simuladores de voo são reproduções de uma cabine de avião ou helicóptero em dimensões reais e com capacidade de reproduzir todas as situações de um voo real. Este mercado , dominado pela tecnologia norteamericana, ganha concorrência brasileira a partir da iniciativa da SBPA. A incubada, que tem seus produtos certificados pela ANAC, já vende simuladores, inclusive para formação e treinamento de pilotos de helicópteros, para o mercado nacional, e está dando os primeiros passos para entrar no mercado norteamericano.

Além das premiações em dinheiro, todas as três empresas terão, ainda, isenção total das tarifas de análise e fiscalização praticadas pelo BRDE na concessão de eventual financiamento, que será avaliada conforme apresentação de projeto passível de apoio financeiro pela empresa premiada, conforme análise de sua capacidade econômico-financeira e conforme normativos do Banco.

Para o assessor do Comung e coordenador da comissão que selecionou as empresas vencedoras, Renato de Oliveira, a seleção dos projetos foi tarefa árdua pela qualidade e potencial inovador dos projetos. “As incubadas nos surpreenderam. Este edital demonstra que a saída econômica, especialmente para o Rio Grande do Sul, está em agregar valor à produção industrial através da pesquisa tecnológica, da interação entre universidade e empresas e do estímulo a jovens empreendedores. Esta primeira edição do prêmio mostrou que o ambiente social e cultural do Estado é fértil para essas iniciativas, que os jovens empreendedores estão aí e que as universidades comunitárias possuem alta capacidade de produção científica e tecnológica de ponta, inclusive para entrar no mercado internacional com alto desempenho”, frisa.

Saiba mais sobre o prêmio

Com pouco mais de um mês de tempo hábil para inscrição, as incubadoras tecnológicas das instituições de ensino do Comung conseguiram se mobilizar e inscrever 15 projetos. Entre as empresas classificadas para a segunda etapa, além das premiadas Alvap, Cliever e SBPA, estavam a Aurora Imagens aéreas LTDA – (PUCRS), Egalitê Recursos Humanos Especiais LTDA  (PUCRS), Krummenauer & Isotton Informática LTDA (Feevale) e Agroworks Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas Ltda (UNIJUÌ). Os aspectos avaliados para a classificação levavam em conta o caráter inovador do produto, o conteúdo tecnológico, sustentabilidade social, contribuição para o desenvolvimento do mercado local, interação com o meio e parcerias estabelecidas, além da relação custo-benefício dos investimentos realizados.

Uma segunda edição do edital está sendo proposta pelo Comung ao BRDE. “Prêmios como este podem ser de grande contribuição para o desenvolvimento tecnológico do RS. Neste sentido, uma Secretaria de Estado que se proponha a fazer a gestão integrada de ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico, como o é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia criada pelo atual governo, mostra-se promissora e demonstra que institucionalmente o Estado pode se capacitar para desenhar a perspectiva de um futuro mais positivo para a sociedade gaúcha”, conclui Oliveira.

Integram o Consórcio a Feevale, IPA, PUCRS, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, UPF, Urcamp e URI. O Consórcio atende mais de 50%dos universitários gaúchos, oferecendo mais de 600 cursos de Graduação. São mais de 208 mil alunos, atendidos por quase 9 mil professores e mais de 10 mil funcionários. Mais de 2,8 mil doutores atuam nos 44 campi que abrangem praticamente todos os municípios do RS, promovendo o desenvolvimento e a qualificação do povo gaúcho. O Comung também investe em pesquisa e inovação, mantendo 55 cursos de doutorado.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comung@comung.org.br ou telefone (51) 3714-7002.

Texto: Elise Bozzetto

Tecnovates - Parque Tecnológico da Univates