Alunas participam de Congresso Internacional de Psicologia Jurídica

Postado em 15/04/2015 09h50min

Por Nathália Lauxen

Acadêmicas do curso de Psicologia, Débora Vescovi, Gabriela Kunzler e Patrícia Mees participaram, de 8 a 11 de abril, do I Congresso Internacional de Psicologia Jurídica, promovido pela Associação Brasileira de Psicologia Jurídica. A professora e supervisora do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) da Instituição, Priscila Detoni, acompanhou as estudantes no evento ocorrido em João Pessoa, onde representaram a Univates.

Durante o congresso foram apresentados dois trabalhados relativos às intervenções interdisciplinares entre Psicologia e Direito, realizadas no Estágio Básico de Psicologia I e II. Estes são desenvolvidos no Sajur sob orientação da professora Olinda Saldanha e coordenação da docente Marta Piccinini.

Ocorreu, ainda, a exposição de outros dois trabalhos sobre o Projeto de Extensão “Articulações entre o Direito e a Psicologia: Judicialização e subjetivação em ações de suporte à Lei Maria da Penha na Comarca de Lajeado/RS”, desenvolvido no Sajur em 2014. Ambos abordaram atividades direcionadas ao enfrentamento de proteção às mulheres em situação de violência, que contaram com o trabalho da bolsista de extensão Heloísa Kronbauer.

As atividades de interdisciplinaridade e integralidade dos serviços com a rede de políticas públicas e justiça da Comarca de Lajeado permanecem em desenvolvimento, nos estágios de Psicologia e de Direito, realizados no Sajur. Em 2015, o espaço tem quatro estagiárias da Psicologia e 130 estagiários do Direito, com a supervisão local de quatro advogadas e de uma psicóloga.

Texto: Nathália Lauxen

Estudantes representaram a Univates acompanhadas da docente Priscila Detoni