Palestra das Engenharias aborda sustentabilidade e eficiência energética

Postado em 04/05/2015 21h24min

Por Tuane Eggers

Sustentabilidade e eficiência em edificações foram temas debatidos em palestra realizada, na noite desta segunda-feira, dia 4, aos estudantes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates. A atividade foi conduzida por Francisco Javier Valero Sánchez, sócio-proprietário da empresa Intéling Soluções Inteligentes.

No início do evento, o pró-reitor Administrativo da Univates, professor Oto Moerschbäecher, falou sobre recente viagem feita à Espanha para conhecer alguns sistemas de energia renovável. Além disso, falou sobre a Usina de Energia Solar instalada recentemente sobre os prédios do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, o Tecnovates. “Tínhamos um plano de ser um centro de referência de energia fotovoltaica. Agora estamos muito mais perto do que estávamos há alguns anos atrás”, explicou.

O pró-reitor também falou sobre a parceria que está sendo feita com a empresa Intéling para produzir células fotovoltaicas. A ideia é que a sede funcione junto ao Tecnovates. “Se tudo isso der certo, provavelmente, seremos uma referência em energia fotovoltaica, não somente no Brasil, mas na América Latina. Com essa fábrica, estaremos abrindo também um campo de estágio para nossos alunos das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, que terão a oportunidade de estar em contato com tecnologias de ponta”, destacou Moerschbäecher.

Em seguida, Sánchez iniciou sua fala elogiando as iniciativas da Univates na área de energia renovável e comentou que, na Espanha, havia muitos problemas com a geração de energia, que era comprada da França. Isso motivou a busca por energias renováveis e, principalmente, a fotovoltaica. Segundo ele, o preço da energia no Brasil tem causado problemas para empresários e para a economia do país. “Eu fiz um estudo energético e observei as proporções do país. Percebi que não seria possível acompanhar esse crescimento em termos energéticos”, ressaltou.

O palestrante falou sobre sua empresa, Intéling Soluções Inteligentes, e a parceria com a empresa espanhola Ingenium, que está presente em mais de 70 países. De acordo com Sánchez, somente quatro ou cinco países no mundo possuem a tecnologia necessária para desenvolver a fotocélula, essencial para a geração de energia fotovoltaica. “Há algum tempo, a Unicamp divulgou uma pesquisa dizendo que o Brasil possui matéria-prima para produzir célula fotovoltaica. A partir disso, verificando a presença do silício, nosso desafio está na Univates”, complementou.

Saiba mais sobre domótica

A domótica é uma palavra oriunda da união dos termos “domus”, que significa casa em latim, e “robótica”, que significa automatização e controle. Assim, o objetivo da domótica é simplificar a vida das pessoas, oferecendo facilidades de comunicação, conforto e segurança. É uma área de estudos que tem ganhado cada vez mais espaço em um mundo em que se busca a eficiência das edificações, economia de energia e redução dos impactos ambientais.

Texto: Tuane Eggers

Atividade foi conduzida pelo pró-reitor Administrativo da Univates, Oto Moerschbäecher, e por Francisco Javier Valero Sánchez