Relação entre Cinema e História será tema de evento

Postado em 07/05/2015 18h07min

Por Tuane Eggers

Entre maio e novembro, o curso de História realiza o Cine História Univates, um ciclo de exibição de filmes e palestras que busca abordar a relação entre o Cinema e a História. A atividade inicia no dia 29 de maio e terá periodicidade mensal. O tema do primeiro evento será "Diálogo entre História e Cinema", ministrado pelo doutor Nilo André Piana de Castro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A atividade prossegue no dia 24 de junho, no auditório do Prédio 9, com a exibição do documentário “A Raça Humana”, de 2010, conduzida pelos professores doutores Daniel Granada e Rosane Maria Cardoso. Já no dia 25 de agosto, no mesmo local, o filme exibido e debatido será “O Senhor das Moscas”, de 1963, em atividade ministrada pela professora doutora Elizete de Azevedo Kreutz.

No mês de setembro, no dia 30, no auditório do Prédio 9, será realizada a palestra “Relações entre Cinema e História”, ministrada pela professora doutora Miriam de Souza Rossini, da Ufrgs. Já no dia 29 de outubro, será exibido, no mesmo auditório, o documentário “Cassandra Rios: A Safo de Perdizes”, de 2013, seguido de debate conduzido pelo estudante Jandiro Adriano Koch.

O evento será finalizado no mês de novembro, no dia 27, com a exibição do filme “A última sessão de cinema”, de 1971, ministrada pelas professoras doutora Rosane Maria Cardoso e mestra Rosiene Almeida Souza Haetinger. A atividade ocorre, no turno da noite, no anfiteatro do Prédio 9 (rua Avelino Tallini, 171 – Lajeado/RS). A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.

Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5450.

Texto: Tuane Eggers

Serão exibidos filmes acompanhados de debates e palestras

Tuane Eggers