Diálogo entre História e Cinema abre atividades do Cine História

Postado em 01/06/2015 14h33min

Por Nicole Morás

Teve início, na última sexta-feira, dia 29 de maio, o Cine História, evento que aborda a relação entre o Cinema e a História. A primeira atividade foi a palestra “Diálogo entre História e Cinema”, ministrada pelo doutor Nilo André Piana de Castro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O professor Castro falou sobre a indústria cinematográfica norte-americana, afirmando que, inicialmente, Hollywood não era o centro das produções. “Como eles precisavam de sol para realizar as gravações, a cidade virou a capital do cinema norte-americano. Quanto a este tipo de cinema, eles vendem não apenas o produto, mas o estilo de vida daquele país”, acrescentou.

Castro explanou ainda sobre o cinema alemão e o conceito de Guerra Total, bastante abordado no início do Século XX. “Isso se caracteriza pelo uso de todos os meios disponíveis”, explicou ele, acrescentando que essa perspectiva também pode ser vista em conflitos atuais, principalmente aqueles que ocorrem no Oriente Médio. O professor ainda falou de como os filmes podem ser utilizados em sala de aula para ilustrar os conteúdos, de forma a desconstruir e a debater o assunto. “Filmes são ferramentas que facilitam o cotidiano”, completou ele.

O Cine História é uma atividade mensal e terá continuidade no dia 24 de junho, no auditório do Prédio 9, com a exibição do documentário “A Raça Humana”, de 2010, conduzida pelos professores doutores Daniel Granada e Rosane Maria Cardoso.  O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5450.

Texto: Nicole Morás