Intercambistas integram Programa de Iniciação à Docência

Postado em 03/06/2015 10h48min

Por Nathália Lauxen

Doze estudantes colombianos que realizam intercâmbio neste semestre na Univates participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). As atividades desenvolvidas pelos estrangeiros, que estudam em diferentes cursos de licenciatura na Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, são idênticas às de alunos da Instituição: reuniões, projetos, ações nas escolas e momentos de formação.

Mesmo com a diferença de idiomas, a coordenadora interna do Pibid na Univates, Cristiane Hauschild, conta que a integração dos intercambistas ocorreu de forma positiva. “A questão da língua é um dos desafios, talvez o maior. Porém, é justamente uma oportunidade para avançarmos nesse quesito e superarmos o 'portunhol'”, avalia.

Conforme a coordenadora, tendo em vista a importância do Pibid para a formação docente, a participação dos colombianos contribui para o aprendizado dos alunos da Univates e dos estudantes das escolas – tanto no aspecto cultural como de experiências e compartilhamento de conhecimentos. “A origem de diferentes licenciaturas, de certa forma, é uma possibilidade de trabalharmos com práticas metodológicas de caráter inovador e interdisciplinar, que é um dos objetivos do Ministério da Educação (MEC) com o programa”, observa.

Ela destaca, ainda, o incentivo para a internacionalização. Isso porque os colombianos, quando estão em atividades nas salas de aula das escolas parceiras, despertam curiosidade nos alunos da educação básica. “De certa forma realça a importância de falar outro idioma, de fazer um curso superior, e incentivar para a realização de intercâmbios”, comenta.

Embora seja recente a inserção dos intercambistas no Pibid, já há resultados positivos. Entre eles, resumos elaborados para o V Seminário Institucional do Pibid/Univates. Dessa forma, contribuem nos momentos de formação e nos planejamentos e atividades realizadas nas escolas. “É possível perceber que interagem com o grupo, relatam atividades e funcionamento das escolas colombianas, inclusive sobre regras estabelecidas e as relações entre alunos e professores”, ressalta Cristiane.

Interessado pela educação, o intercambista do curso de História Jhon Danilo Bocajá Pedraza conta que na Colômbia já trabalhou com crianças de bairros carentes. Ele observa inexistir, no país de origem, um programa semelhante ao Pibid. “A educação vai além da escola. Chama minha atenção a interdisciplinaridade que o Pibid tem”, ressalta.

Atualmente, os subprojetos do programa atendem aos cursos de licenciatura da Instituição – Pedagogia, Ciências Biológicas, História, Educação Física, Letras - Português, Inglês e Espanhol, e Ciências Exatas. Também há um subprojeto interdisciplinar, direcionado aos Ensinos Fundamental e Médio.

Conheça os intercambistas integrantes do Pibid na Univates
Miguel Ángel Ramírez Charry – Ciências Exatas
Camilo Andres Ayala Cortes – Ciências Exatas
Luz Angelica Walteros Rodríguez – Ciências Exatas