Inscrições para Odontologia ocorrem até o dia 12

Postado em 02/07/2015 11h11min

Por Nicole Morás/Nathália Lauxen

O processo seletivo para a primeira turma de Odontologia da Univates está com inscrições abertas até o próximo dia 12 de julho. O curso foi autorizado na última segunda-feira, dia 29, e oferece 60 vagas para o segundo semestre de 2015. Conforme o edital, a seleção de candidatos ocorrerá exclusivamente por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, 2012, 2013 e 2014.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/vestibular, até às 23h59min do dia 12 - conforme horário de Brasília, ou presencialmente no setor de Atendimento ao Aluno da Univates, localizado na sala 402 do Prédio 3, em Lajeado, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h às 22h30min, e sábado, das 8h30min às 11h30min. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00, a qual deverá ser paga até 13 de julho.

A homologação das inscrições e o resultado do processo seletivo serão divulgados até o dia 15 de julho no site da Univates. As matrículas dos selecionados serão realizadas, de modo presencial, no setor de Atendimento ao Aluno, nos dias 16 e 17 de julho de 2015, das 8h às 11h30min e das 13h às 21h, e no dia 18 de julho de 2015, das 8h às 11h. O candidato classificado que não comparecer pessoalmente, ou não constituir procurador para efetivar a matrícula até as 11h do dia 18 de julho, perderá o direito à sua vaga e será substituído pelo candidato subsequente na lista de classificação.

Documentação necessária para matrículas e outros detalhes estarão disponíveis no edital do processo seletivo, disponível em www.univates.br/vestibular. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail linhadireta@univates.br.

Saiba Mais
O curso de Odontologia da Univates tem sua proposta de ensino formulada a partir de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, e está organizado em módulos, sendo este o único no Rio Grande do Sul nestes moldes. Cursos similares existem em universidades do Paraná, Ceará e Rio de Janeiro, além de países como Holanda, Canadá e Estados Unidos. O curso terá poucos professores, com carga de trabalho maior, buscando estimular o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, a fim de que saibam lidar com informações, questioná-las e avaliá-las. A proposta é formar profissionais atualizados e com autonomia, capazes de atuar em todas as áreas possíveis da Odontologia.

As características sociais da população local foram estudadas pelo grupo de docentes durante a construção do projeto do curso. Com isso, os alunos atuarão em diferentes áreas da Odontologia, desde o início da vida acadêmica, para se tornarem profissionais capazes de, atuando em equipe, problematizar e responder a essas necessidades. No início do curso, um dos locais de vivência do curso será na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) da Univates, com a proposta de formar, nos estudantes de Odontologia, uma visão ampliada da rede de saúde e seus usuários, desenvolvendo condições de avaliar as necessidades gerais e específicas dos indivíduos.

Texto: Nicole Morás/Nathália Lauxen

Nathália Braga