Universidade de Ciências Aplicadas de Turku estuda parcerias com a Univates

Postado em 18/08/2015 11h58min

Por Elise Bozzetto

O reitor da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, Finlândia, professor Vesa Taatila, participou na manhã desta terça-feira de reunião com reitoria, gestores e pesquisadores da Univates para discutir possíveis parcerias e possibilidades de transferência tecnológica.

O reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, apresentou a estrutura, cursos e atuação tecnológica da Univates. Em seguida, o reitor Taatila falou sobre a universidade de Turku e seus convênios já estabelecidos. Quanto ao Brasil, Taatila afirmou buscar estreitar laços. Atualmente, a Turku tem apenas um convênio com uma universidade do norte do país. “Percebemos que a cooperação de nossas universidades é pouco explorada no Brasil. Acredito que as parcerias entre o Brasil e a Finlândia podem ser amplamente exploradas, pois do ponto de vista econômico não estamos competindo”, enfatiza.

Viés comunitário

Assim como a Univates, que por ser uma instituição comunitária e sem fins lucrativos tem historicamente um comprometimento com o desenvolvimento econômico, social e cultural da sua região, a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku também tem característica semelhante. O professor Taatila explicou que na Finlândia há dois tipos de universidades: a universidade clássica, voltada a pesquisas de impacto global, e as universidades de ciências aplicadas, das quais a Turku faz parte, que são mais voltadas às questões locais. “Trabalhamos em pesquisas mais práticas, mais voltadas ao mercado regional e às questões que nos cercam. Nossos cursos de mestrado, por exemplo, exigem que o aluno ingressante esteja atuando há pelo menos 3 anos no mercado. Ou seja, temos um relacionamento muito próximo com as empresas, com o mercado”, ressalta. Segundo o reitor, essa orientação é, muitas vezes, empecilho para parcerias, já que é exigido de todos os alunos esse tempo de inserção no mercado.

Outro diferencial da Turku é a divisão em grandes áreas multidisciplinares e não em especificidades acadêmicas. São 4 grandes grupos que englobam as pesquisas e ensino e respeitam as áreas econômicas da região: marítima, economia verde, marketing/vendas e área digital. Como ressalta Taatila, os problemas da vida real não se encaixam nas especificidades acadêmicas. “Quando precisamos resolver uma questão econômica ou social, por exemplo, dificilmente uma especialidade acadêmica consegue dar conta sozinha. Para uma necessidade de suprir energia, não se recorre ao engenheiro elétrico tão somente, e sim a uma área como a da energia limpa”, defende o reitor.

Após a conversa com os dirigentes da Univates, Taatila reafirmou grande interesse em parcerias na área da saúde pública, ecologia e serviço social, entre outras áreas a serem melhor exploradas.

Tarde prossegue com programação para docentes

Durante a tarde, Taatila vai falar sobre a abordagem no ensino e aprendizagem da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku. Para o reitor, este é um dos grandes diferenciais da instituição, pois a figura do professor é vista como um facilitador e o aprendizado ocorre dentro das empresas, ou seja, o ensino acontece junto com o fazer. A palestra é voltada a docentes e pesquisadores da Univates.

Texto: Elise Bozzetto

Elise Bozzetto