Biblioteca distribui sacolas ecológicas

Postado em 25/08/2015 11h10min

Por Elise Bozzetto/Tuane Eggers

Desde 2012 a Biblioteca da Univates substitui a distribuição de sacolas plásticas pelas sacolas ecológicas. A ideia é facilitar o transporte de livros de maneira ecologicamente correta, evitando gerar mais resíduo para o meio ambiente. Alunos, professores e funcionários podem solicitar a sua. A retirada pode ser feita no balcão de informações da Biblioteca mediante informação de código e senha. Cada pessoa tem direito a uma sacola. A novidade deste ano é que, após dois anos da primeira retirada, pode ser obtida uma nova sacola.

Você colabora?

Conforme a bióloga e professora da Instituição Cátia Viviane Gonçalves, os principais problemas das sacolas plásticas são o uso excessivo e o descarte inadequado. “Como as sacolas plásticas normalmente são distribuídas de forma gratuita pelos estabelecimentos, acostumamo-nos com sua praticidade e não nos preocupamos com as consequências”, destaca.

Ainda segundo Cátia, muitas pessoas têm dúvidas sobre a forma correta de acondicionar o lixo, por isso ela dá a dica. "É simples. Podem ser usadas embalagens de arroz, feijão, açúcar e pão. Outra sugestão é utilizar caixas de papelão, ótimas para acondicionar embalagens maiores de lixo reciclável", explica.

No mês de julho, a Univates deu início a uma campanha interna para reduzir o consumo de copos plásticos. A ação rendeu rápidos resultados: somente entre os meses de junho e julho, foi contabilizada redução de utilização de 30 mil copos. A iniciativa integra uma campanha mais ampla, intitulada “#eucolaboro”.

Além da redução de uso dos copos plásticos, a ideia envolve outras ações educativas, como pedido de silêncio nos ambientes de estudo, retirada das reservas de livros e que não sejam consumidos alimentos e bebidas nas áreas de acervo e salas de estudos da Biblioteca, além de economia de energia e limpeza em todo o câmpus.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail biblioteca@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5981.

Texto: Elise Bozzetto/Tuane Eggers

Elise Bozzetto